segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Institucional 72 horas para Inovar

72 horas para Inovar

0

Unir forças para inovar. Essa é a ideia do Grand Prix de Inovação, primeiro projeto do Senai em inovação aberta que busca estimular processos de inovação aberta industrial onde ideias são incrementadas com contribuições externas, em parcerias estabelecidas entre empresas, institutos de pesquisa e desenvolvimento e universidades. O evento vai ocorrer entre os dias 14 e 18 de março, durante a Movelsul, em Bento Gonçalves.

Serão ao todo 3 equipes que terão 72 horas para resolver desafios divididos em 4 temas: redução do consumo de energia, reaproveitamento de água, solução para resíduos sólidos e segurança no trabalho . Cada equipe deve fazer uso de técnicas de gestão de tempo envolvendo planejamento, execução e conclusão das soluções, além de elaborar a apresentação do produto e modelo de negócio para o público externo avaliar. As melhores ideias serão premiadas e esse banco de “novo projetos” vai ficar à disposição de empreendedores e start-ups. Aqueles que se interessarem, podem lançar essas ideias no mercado.

A SKA é uma das parceiras do evento e vai disponibilizar às equipes o software SOLIDWORKS e uma impressora 3D para imprimirem protótipos. Para o coordenador do Grand Prix e especialista do Instituto Senai de Tecnologia Madeira e Mobiliário de Bento Gonçalves, Renato Bernardi, o grande lance do evento é fomentar a integração com a cadeia produtiva e preparar os profissionais para atuarem na indústria. “O Senai transcende a educação tradicional e incentiva o desenvolvimento da tecnologia e da inovação”.

Inovação Aberta

A Inovação Aberta é uma estratégia adotata por grande parte das empresas brasileiras. A partir dessa estratégia, é possivel reduzir custos e os prazos do lançamento de um produto no mercado,  utilizando conhecimentos compartilhados. Juntas,  essas empresas conseguem fazer novos negócios que sozinhas elas nao conseguiriam.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui