quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Eventos SKA leva oficina sobre manufatura aditiva para a Mostratec 2020

SKA leva oficina sobre manufatura aditiva para a Mostratec 2020

0

A edição de 2020 da Mostratec, que ocorreu de 09 a 11 de dezembro, teve que se adaptar à realidade atual: a maior feira de iniciação científica da América Latina não aconteceu de modo convencional, ocupando os corredores da Fenac de Novo Hamburgo/RS, mas sim de forma virtual. 

A Mostratec, realizada anualmente pela Fundação Liberato, destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. 

No evento deste ano, os interessados tiveram a oportunidade de receber em suas casas um kit completo para montar o Mostrabot, o robô da Mostratec. A tarefa passou pelas etapas mecânicas, eletrônicas e de programação, através de um mini curso online, à distância. Cada participante recebeu o robô desmontado na sua casa, contando com todas as peças e componentes necessários (peças 3D impressas, placa de robótica Repto 3.0 Edição Mostratec, controlador Wemos D1 mini, motor DC com caixa de redução, ultrassom HC-SR04 e power bank). 

Para preparar os participantes e ajudá-los na montagem do robô, uma série de aulas com profissionais da indústria e acadêmicos foi preparada e transmitida para que todos pudessem ter um conhecimento mais embasado para construir projetos consistentes e bem sucedidos. A SKA participou da oficina online “Introdução a modelagem e impressão 3D”, com uma aula sobre manufatura aditiva e comparação entre os variados métodos de impressão 3D e a manufatura tradicional 

Você pode conferir a aula no ponto do vídeo abaixo: 

 

 

 

Os ganhadores do 1º Campeonato Internacional de Robótica à Distância foram:   

 

1º LUGAR – PRÊMIO SKA E ROBÓTICA LIBERATO 

Equipe vencedora: #RobóticaGV1  

Premiação: um Mostrabot, o robô da Mostratec 

 

2º LUGAR – PRÊMIO ATTO EDUCACIONAL 

Equipe vencedora: Aliens  

Premiação: Kit Estrutural Atto Educacional com 208 peças 

 

3º LUGAR – PRÊMIO EDUBOT E EJR ROBÓTICA EDUCACIONAL 

Equipe: Os Tiarajus  

Prêmiação: Kit PJE MAKER 1 + um ano de acesso à plataforma PJE Nuvem 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui