sábado, 20 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Como montar um Digital Mockup em uma plataforma em nuvem

Como montar um Digital Mockup em uma plataforma em nuvem

0
Você já deve ter ouvido falar em Digital MockUp, correto? Na verdade, esse termo serve para descrever o conceito de protótipo digital que, por sua vez, é a representação digital (CAD) daquela peça, equipamento ou um layout com vários equipamentos. Mas, afinal, qual a importância de trabalhar com este conceito? Vamos pegar como exemplo o Digital MockUp (ou DMU) de um layout massivo de fábrica com vários equipamentos. Nele podemos realizar tanto trabalhos internos de projeto como análises dos aspectos de cada equipamento, a interface e conexão entre um e outro, possíveis interferências ou erros de projeto, tudo isso em forma digital, sem mesmo ter um protótipo físico. Podemos realizar também análises de âmbito comercial, como a capacidade de um representante comercial poder apresentar este layout para validação de um possível cliente.
 
Não faz muito tempo que uma montagem massiva significava lidar com um modelo CAD 3D composto de milhares ou até centenas de milhares de peças. No entanto, o que parecia uma carga pesada na época agora é uma tarefa-padrão, graças à sofisticação cada vez maior dos produtos – seja um porta-aviões, um eletrodoméstico de última geração ou um layout com diversos equipamentos. Entretanto, conforme a necessidade de lidar com documentos CAD cada vez mais complexos, exige-se também uma configuração de hardware que seja capaz de processar todas essas informações. Porém, como sabemos, tais recursos necessitam de alto investimento e ao passar do tempo ficam defasados. Uma alternativa muito viável é a utilização de tecnologias em nuvem pois, com ela, podemos processar grandes quantidades de informação em centrais poderosas e dedicadas a aplicações pesadas.
 
O Catia 3DExperience, por exemplo, é uma ferramenta de projeto, simulação digital e colaboração em tempo real usada para agregar rapidamente dados CAD 3D em grande escala, permitindo que os membros da equipe colaborem facilmente em grandes montagens na nuvem e rastreiem as alterações. Ele tem a capacidade de projetar no contexto de montagem com uma associatividade de controle de usuário, para executar engenharia simultânea entre o projeto da montagem e o desenvolvimento de componentes individuais por meio de contextos usando abordagens de montagens ascendentes e descendentes. Projetos ascendentes utilizam diversas modelagens em contextos que acaba exigindo uma performance maior de hardware para que a montagem sempre esteja atualizada. Já quando falamos no Catia Assembly Design, além de termos uma performance maior nestes casos em que impacta em custos menores de hardware, obviamente também falamos em performance de abertura e manipulação, como você pode conferir no vídeo abaixo:
 
 
Como mencionamos anteriormente, ter um MockUp Digital nos permite diversas possibilidades de análises, mas na prática de um caso de engenharia, podemos observar a performance ao revisar algo básico de um grande equipamento ou um layout, mas que exige alto desempenho pois verifica todas as peças e submontagens de uma montagem massiva, que é a análise de interferência. Você pode conferir a seguir:
 
 
Mas imaginem que nós temos projetos feitos no seu irmão mais novo, o SOLIDWORKS. É interessante termos uma conectividade que seja nativa entre as ferramentas, certo? Para exemplificar, no vídeo abaixo é mostrado como essa conexão entre o CAD SOLIDWORKS e a solução CATIA 3DEXPERIENCE funciona. De forma totalmente sincronizada, os projetos criados no SOLIDWORKS (na forma tradicional, em um pc desktop ou um workstation conectado à internet) podem ser abertos no CATIA Assembly Design para a geração do MockUp digital, de modo a conseguir verificar as posições e revisar o projeto, tudo isso em tempo real e com a performance adequada, podendo ser acessado, inclusive, de um smartphone ou tablet.
 
 
Podemos concluir que estes recursos podem trazer bastante produtividade aos processos de engenharia no dia a dia, no que se refere principalmente na criação e manipulação de montagens massivas, bem como garantir conectividade entre pessoas e departamentos, de tal forma a melhorar a comunicação e os resultados da organização como um todo.
 
Quer saber mais sobre o CATIA e todos os seus recursos? Acesse a página da solução ou entre em contato pelo formulário abaixo:
 
 

 
 
 
 
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui