sábado, 27 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Software MES e ERP: entenda a diferença entre os sistemas 

Software MES e ERP: entenda a diferença entre os sistemas 

0
Operadores industriais olhando tela de apontamentos da da fábrica

Você já parou para refletir sobre a diferença entre um software MES e um software ERP

Há quem pense que eles cumprem as mesmas funções, mas, a partir da leitura deste artigo, você vai entender que cada um desses sistemas tem papeis distintos dentro das indústrias, podendo, inclusive, trabalharem de forma integrada para alcançarem melhores resultados ao seu negócio. 

Leia o texto na íntegra para saber mais detalhes sobre o assunto. 

Ao longo deste conteúdo, você vai conferir: 

  • O que é um software MES? 
  • O que é um software ERP? 
  • Qual a relação entre um software MES e um ERP? 
  • Qual a diferença entre um sistema MES e um ERP nas indústrias? 
  • SKA é referência em soluções MES para gestão de produção em lotes e seriadas 

O que é um software MES? 

MES é a sigla de “Manufacturing Execution System”, que traduzida para o português significa “Sistema de Execução de Manufatura”.  

A implantação de um software MES em um chão de fábrica possibilita o planejamento, o controle, o acompanhamento em tempo real de diversos processos de produção, além do registro de desempenho de cada etapa produtiva.  

A solução MES fornece informações detalhadas aos gestores industriais sobre o status de produção, o progresso das ordens de fabricação, o aproveitamento dos recursos, a gestão da qualidade da produção e a necessidade de ações de manutenção preventiva nas empresas. 

O seu principal objetivo é conectar a fábrica com o departamento de engenharia e gestão das empresas, sendo uma solução indispensável para reduzir custos, aumentar eficiência e produtividade e colocar a sua empresa em destaque no mercado industrial.   

O que é um software ERP? 

A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning”, que traduzida para o português significa “Sistema Integrado de Gestão Empresarial”.   

O software ERP é um sistema integrado da gestão empresarial que abrange diversas áreas empresariais, como finanças, contabilidade, compras, vendas e recursos humanos, dentre outras.  

Ele funciona como uma plataforma centralizada que permite a coordenação das atividades, a consolidação desses dados e a automatização de processos de toda a sua empresa.  

É comum que os sistemas ERPs possuam módulos específicos para diferentes departamentos, com a intenção de fornecer uma visão abrangente e integrada de todas as operações empresariais. 

Qual a relação entre um software MES e um ERP? 

A relação entre MES e ERP está no fato de que eles se complementam e podem ser integrados para fornecer uma solução completa do gerenciamento das operações do seu negócio. 

As principais vantagens da integração de um software MES com ERP são: 

  • Maior visibilidade e controle sobre as operações empresariais, 
  • Aumento da eficiência dos processos fabris; 
  • Redução de custos; 
  • Otimização da produção industrial; 
  • Facilidade na tomada de decisões da sua empresa. 

Qual a diferença entre um sistema MES e um ERP nas indústrias? 

Conforme o especialista em sistemas MES da SKA, Rafael Souza, explica no vídeo abaixo, enquanto o software MES se concentra em controlar e gerir as atividades do chão de fábrica em tempo real, o software ERP trata de executar gestão automatizada de aspectos mais amplos da empresa. 

Nesse sentido, a integração entre um software MES e um ERP permite uma coleta e troca de informações valiosas dentro das empresas. 

“Por exemplo, o MES vai fornecer os dados atualizados sobre o progresso da produção integrados ao ERP para fins de planejamento e controle de previsão de demanda. Da mesma forma, o ERP vai fornecer informações de ordens de vendas e produção dos clientes. Sendo assim, essas informações do ERP podem ser utilizadas no MES para programar a produção de forma adequada”, explica Rafael. 

Porém, é importante destacar que isso tudo só vai ocorrer de forma correta se você implantar uma solução MES de qualidade em seu chão de fábrica, contando com o trabalho de especialistas que efetuem as integrações entre os sistemas empresariais de forma personalizada e assertiva em relação ao objetivo do seu negócio. 

Nesse contexto, a SKA é especialista na implantação de software MES e integração da solução com os demais sistemas do seu negócio. 

SKA é referência em soluções MES para gestão de produção em lotes e seriadas 

O Grupo SKA desenvolve e distribui para todo o Brasil soluções MES altamente qualificadas e inovadoras para gerir e controlar de forma automatizada diferentes tipos de linhas industriais de produção. 

Dentre os sistemas MES da SKA, o software MES SYNECO é indicado para linhas de produção em lote, e software MES Prodwin para linhas seriadas.  

Nossas soluções oferecem recursos avançados para monitorar em tempo real os dados da fábrica, possibilitando a extração de relatórios personalizados e a integração das nossas soluções com os demais sistemas existentes nas empresas. 

Ficou interessado em obter os benefícios de um chão de fábrica conectado na sua empresa? Fale com um de nossos especialistas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui