sexta-feira, 26 de abril, 2024
Início Institucional Por que devo escolher o SOLIDWORKS Simulation como ferramenta de projeto

Por que devo escolher o SOLIDWORKS Simulation como ferramenta de projeto

0

Por José Filipe Trilha de Carvalho
Head do departamento de engenharia da SKA

No desenvolvimento de produtos, precisamos de ferramentas que nos ajudem a desenvolver um projeto da forma mais eficiente possível.

Para elaboração e entrega de um produto, existe um ciclo de desenvolvimento que necessita de ferramentas de engenharia para responder rapidamente questões para a melhor definição de um projeto, como a simples definição de um material até qual a espessura necessária para que não ocorra falha por fadiga, flambagem ou tensões, dependendo da aplicação e do projeto.

Observe que essas etapas estão lá no início do ciclo de desenvolvimento e, sem soluções de engenharia que respondam essas perguntas do projetista, pode ser que aquelas escolhas não sejam as melhores e quem está pagando o preço por um projeto não otimizado é a sua empresa.

O tempo de desenvolvimento de um novo produto é curto e, sem tecnologia acessível ao projetista, as escolhas e definições do projeto ficarão baseadas em intuição, senso comum e, muitas vezes, experiência.

Notem que essa metodologia de trabalho possui suas vantagens, pois é aparentemente mais “barata”, sem um investimento inicial em ferramentas de engenharia. Porém, quando a necessidade do mercado envolve obter um design excelente e inovador para nos mantermos competitivos, será que sem utilizar uma solução tecnológica de simulação a minha empresa estará atendendo aos requisitos do cliente para atender este mercado?

Sem soluções de engenharia, seu time de desenvolvimento dependerá de mais ensaios e validação, o que envolve uma quantidade maior e um custo elevado de protótipos, alterações de projeto, ou seja, maiores tempos e custos.

Todas as formas de desenvolvimento de produto são válidas e possuem o seu grau de eficiência e assertividade porém, como antever problemas e, consequentemente, criar um projeto com menor tempo e custo?

O portfólio de ferramentas de simulação do SOLIDWORKS compreende-se em ferramentas de suporte à engenharia visando auxiliar o desenvolvimento de produto, onde o projetista e o  engenheiro, ainda na etapa de projeto, submete o produto às suas diferentes solicitações e pode, portanto, tomar decisões de ajustes antes mesmo que protótipos físicos sejam gerados bem como quaisquer custos de manufatura do projeto.

Porque devo optar pelas ferramentas de simulação SOLIDWORKS?  

Quando falamos em investimento, um importante fator a ser considerado para o sucesso da implementação da tecnologia está relacionado a sua utilização e facilidade de uso. Nesse contexto, as ferramentas de simulação SOLIDWORKS se diferenciam das demais, visto que são integradas com a ferramenta de projeto CAD 3D, comunidade com mais de 1,8 milhões de usuários, tendo seu uso abrangente e muito difundido mundialmente, sendo a ferramenta mais conhecida e utilizada nas engenharias, ou seja, as equipes de desenvolvimento irão se deparar com uma interface conhecida e intuitiva de simulação, tornando o processo de aprendizado e consolidação das simulações natural.

Quais as vantagens do SOLIDWORKS Simulation? 

Uma das principais vantagens das ferramentas de simulação SOLIDWORKS está relacionada à sua fácil utilização e integração ao CAD SOLIDWORKS, que se caracteriza como uma ferramenta líder de mercado e com grande aderência de usuários com conhecimento de mercado. Os usuários CAD, mesmo sem larga experiência de simulação, conseguem criar e analisar projetos, fazendo com que esta etapa possa antever problemas, otimizar peças e, consequentemente, obter um projeto mais próximo da sua excelência.

Sem falar que o processo de avaliação de diferentes versões e modificações são levadas em conta na simulação, tornando o processo de alterações de projeto barato e rápido.

Com o SOLIDWORKS Simulation a equipe de projeto não perde tempo importando arquivos e recriando cenários de simulação, basta carregar e atualizar os resultados de estudos de simulação, ou seja, a etapa não requer gasto do usuário, agilizando as tomadas de decisão.

Quais os recursos de simulação disponíveis com o SOLIDWORKS?  

SOLIDWORKS Simulation: ferramenta CAE baseada no método dos elementos finitos que oferece capacidade de criar análises estruturais estáticas lineares e não lineares, estudos de fadiga, otimização, dinâmicos, projetos de vaso de pressão, análises térmicas, frequências naturais e topologia.

SOLIDWORKS Motion: ferramenta de análise de movimento visando estudos cinemáticos totalmente integrado ao Simulation, proporcionando validações de projeto com base em análises de funcionamento de mecanismos.

SOLIDWORKS Flow Simulation: ferramenta CFD que permite análise de escoamento de fluidos visando validação de fluxos completos, realização de estudos térmicos, otimização de fluxos de ar baseado em conforto térmico, além de análises de circuitos eletrônicos.

Quem deve utilizar essa ferramenta? 

Engenheiros, projetistas e designers de todas as indústrias podem, e devem, usar as ferramentas de simulação disponíveis no portfólio SOLIDWORKS.

Desde projetos com alta escala de produção, como engrenagens e pequenos mecanismos, onde pequenas alterações de projeto podem proporcionar uma redução de material, até a escolha de um material mais barato que garanta o fator de segurança necessário, podem ser beneficiados com uma simulação durante o seu desenvolvimento, tendo impacto financeiro importante no final.

Será que na minha indústria teremos aplicabilidade?  

Se você desenvolve máquinas complexas e grandes equipamentos, a possibilidade de obter uma otimização de um componente com alto custo de projeto e manufatura, por exemplo, para diferentes partes do conjunto final, farão com que o projeto tenha impactantes ganhos.

Ou seja, para diferentes etapas de todo e qualquer projeto, há sempre a possibilidade de avaliação e otimização de peças e muitas vezes de conjuntos como um todo. A soma de cada um dos ganhos pontuais fará com que você possa se destacar no mercado com produtos eficientes com menor custo final. Ou seja, a aplicabilidade da solução permitirá que sua indústria seja inovadora e consiga atender a demanda de novos produtos de forma muito mais rápida.

Se interessou pelas soluções de simulação que fazem parte do portfólio SOLIDWORKS? Acesse a página do produto ou encaminhe um e-mail para [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui