quinta-feira, 18 de julho, 2024
Início Artigos técnicos Estoque digital: O que é e como aplicá-lo em seus projetos de...

Estoque digital: O que é e como aplicá-lo em seus projetos de impressão 3D

0
Estoque digital
Imagem: Divulgação/ SKA

Um dos grandes desafios para as indústrias é manter um estoque físico organizado e em bom estado. No entanto, em alguns setores ainda é crucial ter peças de reposição para suprir necessidades imediatas. Essas demandas fazem com que apareçam custos indesejados no valor final de um produto, como a necessidade de mão de obra para a logística desses espaços, ou até mesmo a perda de peças por oxidação, possíveis quebras durante armazenagem, entre demais problemas. Por conta disso, o estoque digital pode ser uma saída para a otimização dessa necessidade.

Com a evolução da indústria 4.0 e o aumento do uso da manufatura aditiva industrial trazendo a possibilidade de customização imediata, criação de peças e produtos sob demanda, o uso dos estoques digitais tem se tornado tendência para o futuro das empresas. Dessa forma, a produção de peças e insumos variados se torna possível apenas quando necessário.

Leia mais:

MARKFORGED FX10: A impressora perfeita para peças em 3D robustas e precisas

SEMIL melhora processos após adquirir impressora 3D industrial Mark Two, da Markforged

Mas o que é estoque digital?

Visando diminuir a necessidade de um espaço físico dedicado, custos com logística e melhorar a organização, o estoque digital nada mais é do que ter os itens de fábrica armazenados em um banco de dados, podendo este ser em nuvem ou no sistema de armazenamento interno.

O Eiger, da Markforged, é um ótimo exemplo disso. Certificado com a ISO 27001 e norma CSA (lei de proteção de dados), ele permite preparar arquivos para impressão 3D e deixá-los armazenados em nuvem, possibilitando a produção Just in Time. Além disso, dispõe de uma biblioteca de fornecedores onde é possível encontrar peças de reposição preparadas para serem impressas conforme a necessidade.

Tomamos como exemplo o seguinte caso:

A empresa X tem um maquinário de marca alemã e necessita trocar uma peça que quebrou inesperadamente. Essa peça não é armazenada em estoque, pois não é algo recorrente. Para que seja feita a troca, é preciso solicitar a peça para o fornecedor Y, esperar que seja enviado e aí então realizar a substituição. Esse processo pode levar, em média, seis meses.

Tendo uma máquina de impressão 3D industrial e o arquivo CAD da peça quebrada armazenado em um estoque digital, a empresa X pode imprimir o item necessário em algumas horas e reparar o maquinário sem a necessidade de deixar a produção parada por muito tempo.

Este exemplo é apenas uma das vantagens de se ter um estoque digital. Utilizando essa ferramenta, além da não necessidade de um espaço físico dedicado, é possível realizar alterações de projetos para melhor eficiência quando necessário, customizar arquivos sem perda na produção, dentre tantas outras opções, podendo ser feito de qualquer lugar do mundo.

Impulsione a indústria 4.0 com a SKA

Referência na implementação de soluções para a indústria 4.0, a SKA pode te ajudar a elevar o nível de seus processos na Manufatura Aditiva. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e dê início a transformação digital da sua empresa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui