domingo, 28 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Expandindo a automação de projetos com o DriveWorks Pro

Expandindo a automação de projetos com o DriveWorks Pro

0
arte gráfica ilustrando os documentos técnicos criados no DriveWorks

Quando você pensa em automação de projetos, logo lembra das tarefas que poderiam ser agilizadas nas etapas de criação de peças, montagens e desenhos técnicos, não é mesmo?

Mas, é importante que você lembre também, que além dessas atividades, existem outros arquivos agregados aos projetos de engenharia que devem ser considerados na rotina de trabalho, como o desenvolvimento de documentos e planilhas que demandam tempo e esforço da equipe de engenharia ou de outros setores da empresa.

Nesse contexto, saiba que o DriveWorks Pro é a solução para automatizar o desenvolvimento de arquivos agregados.

Continue a leitura e conheça como o DriveWorks Pro amplia a automação de projetos, indo além do design e possibilitando a criação automática de 4 tipos de arquivos não-CAD.

Ao longo do texto, você vai conferir:

  • 4 tipos de documentos técnicos que você pode criar no DriveWorks Pro;
  • DriveWorks Pro é a chave para automatizar a criação de documentação técnica da sua empresa;
  • SKA é revenda oficial da solução DriveWorks para automação de projetos.

Automação de projetos: 4 tipos de documentos técnicos que você pode criar no DriveWorks Pro

Confira abaixo, 4 tipos de documentos que podem ser criados de forma automatizada dentro do software DriveWorks Pro, oferecido pela SKA no Brasil, e agilizar os processos através da automação de projetos da empresa.

1 – Documentos em Word

Quase todos os projetos de engenharia gerados por uma empresa possuem documentos que precisam ser desenvolvidos junto ao produto, como relatórios técnicos, termos de aceite, contratos para assinatura, cartas de apresentação, entre outros.

Entretanto, algumas informações que fazem parte dos textos e imagens desses documentos precisam ser alteradas em virtude das configurações solicitadas pelo cliente.

Nesse cenário, o DriveWorks Pro pode gerar de maneira automática esses documentos, preenchendo as informações necessárias com os dados atualizados daquele pedido.

Na imagem abaixo, observe que o modelo de documento é o mesmo, mas as informações sobre data, código do orçamento, nome do cliente e características do produto mudam e são preenchidas automaticamente durante o desenvolvimento do produto.

Percebeu como a automação de projetos de documentos em Word fica muito mais fácil e rápida com o DriveWorks Pro?

2 – Documentos em Excel

Assim como o Word, o Excel pode ser utilizado durante o desenvolvimento de um produto para armazenar dados do produto, como a lista BOM, informações das peças e até mesmo ser utilizado para criação de orçamentos a serem enviado para o cliente.

E para essa extensão de arquivo, o DriveWorks Pro também permite o controle das células de uma planilha.

Nas imagens abaixo, a automação foi utilizada para criar um orçamento a ser compartilhado com o cliente, oferecendo a possibilidade de abri-lo tanto na extensão nativa do Excel, como no navegador web, através de um HTML. Confira:

3 – Documento em PDF

O PDF também é um tipo de documento muito utilizado no processo de criação de documentação técnica de produtos, principalmente nas etapas de envio direto aos clientes.

E você sabia que pode contar com a automação de projetos na elaboração de arquivos técnicos em PDF?

Isso mesmo! No DriveWorks Pro, de maneira automática, você pode criar esse tipo de documento com base nos documentos em Word e Excel que foram citados anteriormente.

Dessa forma, o software gera tanto os documentos originais em word quanto os seus respectivos PDF’s, veja:

Na primeira imagem acima, você pode conferir um exemplo com um documento em Word. Abaixo, você pode conferir o PDF gerado a partir desse documento Word:

É importante destacar que nesse exemplo foi utilizado o recurso de automação de projetos para exportar arquivos em formato PDF. Mas, fique sabendo que a solução DriveWorks também permite que você crie e exporte detalhamentos em 2D do SOLIDWORKS em PDF, gerando assim o desenho (Drawing) e seu respectivo documento.

4 – Metadados

Até o momento, nesse post, você entendeu como o DriveWorks pode automatizar o processo de criação de arquivos “físicos”, popularmente conhecidos da Microsoft. Mas, você sabia que ele também pode criar, editar e exportar metadados?

Isso mesmo! E para que você entenda melhor o que são esses metadados, observe o exemplo de uma foto.

A foto em si é um “dado”, enquanto a data, hora e local são os metadados que ajudam a contextualizar a imagem e a facilitar a sua busca e organização.

No caso do DriveWorks, um tipo de metadado que pode ser automatizado é o envio de informações tabeladas. Esses dados poderão ser utilizados na integração com outros softwares da empresa, como CRM ou ERP.

Também, é possível utilizar esses metadados no armazenamento de dados a serem consultados no futuro.

No exemplo abaixo, o DriveWorks preencheu uma tabela em um banco de dados SQL, disponibilizando assim as informações necessárias para consultas, confira:

DriveWorks Pro é a chave para automatizar a criação de documentação técnica da sua empresa

Ao longo deste artigo, você conheceu 4 tipos de documentos que podem ser criados de forma automatizada pelo DriveWorks, mas fique sabendo que eles não são os únicos. A versão Pro do Driveworks também pode criar:

  • Documentos de texto (nos formatos: .txt, .tab, html, .bat);
  • Documentos .XML, possibilitando a exportação de dados diretamente para um XML, permitindo a interoperação entre diferentes sistemas;
  • Documento JSON: a automação desse documento facilita a criação, configuração e edição a partir de um esquema de referência, permitindo a integração de dados entre sistemas externos e o DriveWorks;

SKA é revenda oficial da solução DriveWorks para automação de projetos

Percebeu como o DriveWorks Pro é uma ferramenta essencial para a automação de projetos, não apenas na esfera de design e engenharia, mas também na criação de documentos, planilhas e metadados?

A sua capacidade de gerar e personalizar automaticamente uma variedade de documentos, desde relatórios técnicos até PDF’s, juntamente com sua habilidade de manipular metadados importantes para integração e organização eficaz, faz com que ele se torne um aliado poderoso para empresas que buscam aumentar a eficiência e precisão em todas as fases de seus projetos, desde a concepção até a entrega final.

Fale com os especialistas da SKA e saiba como implementar essa solução de automação de projetos no seu departamento de engenharia.

A SKA é líder na América Latina no fornecimento de tecnologias sustentáveis para a transformação digital nas indústrias e conta com a expertise necessária para otimizar os seus processos e elevar os resultados do seu negócio ao patamar da indústria 4.0.

Aproveite e clique no link a seguir para entender como a empresa Marelli reduziu em 50% o tempo de desenvolvimento de projetos com o uso do DriveWorks.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui