sexta-feira, 19 de abril, 2024
Início Institucional DriveWorks: o cerne da automação de processos da engenharia CAD

DriveWorks: o cerne da automação de processos da engenharia CAD

0

Por Athos Alves de Souza
Área Técnica da SKA

Artigo publicado originalmente em athos.blog

Imagine produtos como portas, janelas, divisórias, moveis, portões e qualquer outro produto customizável, ou seja, o produto é o mesmo, porém diferente. Agora pense no trabalho e custos para customizar um projeto para o cliente. Vamos listar aqui algumas das tarefas repetitivas a considerar. Se você é uma dessas empresas ou trabalha em uma dessas empresas, certamente vai se identificar com essas tarefas ou possivelmente todas elas:

1 – Passa um orçamento baseado em um produto padrão, incluindo uma margem maior para caber as customizações solicitadas (esse orçamento pode não ser muito competitivo, não é mesmo?);
2 – Passa um orçamento com margem maior porque se for enviar para a engenharia avaliar vai demorar muito (mesmo caso do item anterior);
3 – Demora horas ou até dias para passar um orçamento de customização de um produto consolidado.
4 – Na engenharia, o projetista precisa parar o novo design em que está trabalhando para atender a demanda de customização de um desses produtos consolidados que, na prática, vai copiar o projeto de uma outra pasta, fazer as alterações e salvar novamente;
5 – Renomea arquivos para inserir os novos códigos
6 – Cria arquivos neutros, dwg, dxf, pdf;
7 – Atualiza os detalhamentos, legenda;
8 – Salva cópias de arquivos e documentos em outras pastas preparando para acesso da produção;
9 – Cria e envia arquivo de detalhamento para a área comercial que, por sua vez, envia ao cliente para a validação;

Claro… certamente há bem mais tarefas como estas. Tarefas repetitivas que, quando surge a customização de, por exemplo, uma porta, geralmente é este o comentário:

– Mas é tudo isso só para especificar uma simples porta?

Então, meu amigo, com o DriveWorks uma porta passa a ser uma simples porta.
Ou uma simples divisória passa a ser realmente uma simples divisória.
E qualquer produto customizável passa a ser rapidamente orçado de maneira mais precisa, rápida e sem gastar tempo de engenharia.

Explicando de forma geral simples em 3 etapas:

Etapa 01
Com o DriveWorks dentro do SOLIDWORKS, você abre os projetos e captura os componentes, dimensões e recursos que corriqueiramente são customizados.

Etapa 02
No DriveWorks, você cria uma interface amigável para que o seu cliente possa compreender e inserir as customizações que deseja. Você também insere os limites e possibilidades de customização previstos em seu produto.

Etapa 03
Na etapa 03, você une a interface amigável e os componentes, dimensões e recursos para aplicar regras, também definir locais de salvamentos, nomes, propriedades e mais uma porção de tarefas repetitivas a automatizar.

Então, temos um interface amigável e simples, onde você entrega ao cliente um método rápido de como pode customizar o seu produto.

O DriveWorks cria a especificação a partir da entrada das informações do cliente e cria a versão customizada no SOLIDWORKS.
Salva todos os arquivos nas pastas conforme as regras inseridas no DriveWorks, gerando documentação e exportando para diversos formatos.

Como pudemos ver, é uma ferramenta poderosa para automatizar tarefas de engenharia de projetos CAD.

Aos amigos, obrigado pela leitura!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui