segunda-feira, 6 de maio, 2024
Início Institucional Como utilizar Queries para economizar tempo e recursos no seu projeto eletrônico

Como utilizar Queries para economizar tempo e recursos no seu projeto eletrônico

0

Com os designs de hoje ficando cada vez mais elaborados, torna-se cada vez mais complicado navegar pelas placas e verificar a conformidade com as Rules do projeto.  Felizmente, você pode usar Queries para encontrar rapidamente, isolar e editar diferentes objetos na PCB. Uma Query é uma string composta de variáveis, palavras-chave e sintaxe, que irá isolar e retornar os objetos abrangidos em seu escopo.

No Altium Designer, existem diversas áreas onde Queries podem ser empregadas, tornando-as úteis na classificação, isolamento e organização de itens de projeto. O Altium proporciona múltiplos métodos de se utilizar Queries na definição de Rules específicas. Além disso, existem duas ferramentas essenciais para a implementação das definições de Queries em diferentes áreas de PCB Docs: O ajudante de consulta Query Helper e o construtor Query Builder. Vamos dar uma olhada nos dois.

Query Helper
O Query Helper fornece uma lista a direita da janela que contém as diferentes funções com suas respectivas descrições. As funções disponíveis para criar Queries são divididas em 3 seções (PCB Functions, PCB Object Lists, e System Functions) e suas subcategorias. Elas podem ser usadas para que o usuário aprendenda a criar Queries customizadas e também a aplicá-las diretamente aos seus projetos.

A função mais valiosa dessa ferramenta é a habilidade de verificar se a Query é válida ou não baseado no projeto aberto, que é implementada no botão “Check Syntax”, localizado na parte esquerda inferior. Esse comportamento é similar à introdução de um Query customizado diretamente na janela de Rules, e quando inválida, o tipo de Design Rule será destacado em vermelho e uma notificação pop-up irá aparecer. Isso é útil para localizar em que parte do Query está o erro.

Query Builder
O Query Builder é tratado como uma ferramenta simplificada em comparação ao Helper. Os tipos de condição disponíveis e operadores são sensíveis ao local em que esta sendo implementado. Se o localizador de um componente específico foi acessado, os tipos de condição só serão relevantes a esse componente em particular. Esse comportamento é parecido com o do Builder acessado diretamente das Rules, onde muitos tipos de condição podem ser aplicados, dependendo somente se estão disponíveis para a regra em questão.

Descubra o verdadeiro potencial de suas Design Rules
Em geral, designers que só recorrem a categorias de Rules pré-definidas para seus projetos não percebem o potencial do Query que ajuda poupando tempo e dinheiro, além de reduzir erros de montagem. Queries oportunizam o uso de múltiplas classes de objetos e suas respectivas subclasses. Isso permite  selecionar com precisão os objetos abrangidos pelo escopo da Rule. Portanto, procure utilizar Queries sempre que possível no escopo de Rules.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui