quarta-feira, 17 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Como realizar apontamentos de operações de não-corte via Lantek Capture

Como realizar apontamentos de operações de não-corte via Lantek Capture

0

Por Vinícius Bloss, engenheiro de aplicações da SKA

Controlar os processos produtivos, garantindo que o planejamento realizado seja executado, é o primeiro passo para aumentar a eficiência de uma fábrica. Os apontamentos de produção, sem dúvidas, são imprescindíveis para isto, e quanto mais fáceis de serem executados, mais rapidamente os frutos de uma fábrica conectada serão colhidos.

Nos artigos anteriores desta série, 2 tipos de apontamentos foram abordados falando exclusivamente das soluções que a plataforma Lantek pode proporcionar. Se você perdeu, clica nos links abaixo e confira:

Como realizar apontamentos manuais via Lantek Manager

Como realizar apontamentos semiautomáticos via Lantek WOS

Para apontamentos avançados, que permitem saber se a máquina está em operação, um breve artigo técnico foi elaborado em que falamos sobre como uma solução MES, ferramenta global de apoio à produção que permite controlar toda a fábrica, pode melhorar a eficiência de soluções CAM.

Em inúmeros casos de clientes em que é indispensável realizar apontamentos de produção das operações de corte (laser, plasma, puncionadeira…), como abordados nos artigos citados acima, também é de extrema importância que as operações de não-corte sejam apontadas.

Essas operações são, normalmente, geradas no roteiro de fabricação e correspondem às etapas produtivas de um determinado item, que, na indústria de transformação, podem ser dobra, furação, pintura, solda, montagem, entre outras.

via GIPHY

Ao idealizar um fluxo produtivo completo, no qual a demanda é gerada via ERP, o ERP comunica a necessidade de produção com um sistema especialista na gestão de chão de fábrica. Assim, a informação relacionada à produtividade precisa, de alguma forma, retornar ao ERP.

Como um apontamento de produção de operações de não-corte pode ser realizado utilizando a plataforma Lantek Manager e o Capture WEB?

Para responder a esta questão, elaboramos o vídeo abaixo.

O vídeo acima exemplifica como realizar apontamentos manuais de operação de não-corte via Lantek Capture, beneficiando empresas pequenas (que ainda não possuem sistema de gestão), empresas médias (que precisam facilitar o processo de apontamento), e grandes empresas (que precisam de uma plataforma dedicada ao processo de gestão, programação CNC e apontamentos de produção).

O Lantek Manager, junto do Lantek WOS (apontamento de operações de corte) e do Lantek Capture, possibilita um ecossistema seguro para o controle produtivo, do início ao fim, e, a partir deste controle, possibilita que informações precisas, atualizadas e relevantes possam ser geradas.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o ecossistema Lantek? Entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] ou ligue para (51) 3591-2900.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui