quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Qualidade da informação: como realizar apontamentos semiautomáticos via Lantek WOS

Qualidade da informação: como realizar apontamentos semiautomáticos via Lantek WOS

0

Por Vinícius Bloss, engenheiro de aplicações da SKA

Controle no chão de fábrica, apontamentos de paradas e sinalização de itens refugados são recursos que aumentam a produtividade das indústrias, pois toda e qualquer ação que precise ser comunicada é feita de forma online, permitindo atacar o problema raiz de forma precoce.

Quem nos acompanha por aqui sabe que já falamos muito sobre como um sistema de gestão MES podem auxiliar na eficiência da programação CAM e como o SYNECO, solução MES da SKA, é uma ferramenta global de apoio à produção. Em indústrias em que a principal demanda de apontamento está relacionada à manufatura de chapas, soluções dedicadas a este fim apresentam ganhos de produtividade, eliminando tarefas burocráticas do operador CNC ou dos responsáveis pelo apontamento de produção.

O Lantek WOS (sendo sigla para Workshop Control Software) é uma solução que trabalha em conjunto com o Lantek Manager, solução para gestão avançada da programação CNC e que pode trabalhar como ferramenta de apoio ao SYNECO.

Qual a vantagem de utilizar o Lantek Manager para apontamento CNC?

Imagine que em um plano de corte existam 15 ordens diferentes. Normalmente, após o CNC ser executado e o plano de corte ser, de fato, efetuado, o operador CNC ou o responsável pelo apontamento precisa, inevitavelmente, apontar, ou dar baixa, na primeira operação (corte) das 15 ordens de produção.

Essa baixa tem como objetivo informar que a operação foi concluída, informar possíveis perdas por refugo ou peças “mortas” e fazer o consumo da matéria-prima no estoque.

Como as empresas podem garantir produtividade eliminando tarefas burocráticas e com mais segurança ao realizar os apontamentos CNC das operações de corte?

No vídeo acima, você confere um processo de apontamento que é simulado via Lantek WOS.

Observe que, em poucos cliques, em uma interface simples e objetiva, informações essenciais para o processo de corte podem ser acessadas.

O Lantek WOS elimina a necessidade de imprimir folhas de processo e permite realizar apontamentos de planos de corte. Essas características podem ser traduzidas como:

  • Feedback em tempo real;
  • Informações com qualidade;
  • Economia de recursos.

Para saber mais sobre o ecossistema Lantek, entre em contato conosco pelo formulário abaixo ou ligue no telefone (51) 3591-2900.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui