quinta-feira, 18 de julho, 2024
Início Eventos AçoTubo e ArcelorMittal compartilham resultados após inovação tecnológica na indústria

AçoTubo e ArcelorMittal compartilham resultados após inovação tecnológica na indústria

0
SKA Connect 2024 Inovação tecnológica
Imagem: Divulgação/ SKA

A inovação tecnológica na indústria é uma realidade vivida em todo o mundo. Com a chegada de opções modernas para o segmento, é preciso reformular o modo de atuar no chão de fábrica, e as empresas AçoTubo e ArcelorMittal sabem disso há bastante tempo. Elas compartilharam suas experiências no palco do SKA Connect 2024, o maior evento da indústria 4.0 do país, abrindo desafios, obstáculos e resultados obtidos neste processo. 

O evento reuniu diversas empresas para discutir a importância da revolução digital, trazendo ao foco a potência da indústria 4.0. Com o tema “Transformação Digital: o que as indústrias estão fazendo”, o SKA Connect colocou no palco especialistas e convidados para debater sobre as inovações na produção industrial e como a tecnologia está impactando seu dia a dia.  

Para entender a relação do tema com os avanços da AçoTubo e ArcelorMittal, continue a leitura e confira.  

Leia mais:

A Transformação Digital na prática: confira como foi o SKA Connect 2024!

Transformação Digital: saiba como a Pollux revolucionou processos com a indústria 4.0

Conheça a AçoTubo 

Fundada em 1974, a AçoTubo é reconhecida como uma das maiores empresas do setor siderúrgico nacional. Tradicional no ramo produtivo, a empresa conta com cinco unidades de negócios e 11 polos de atuação, espalhados pelas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Sua operação é voltada para a manufatura de materiais em aço, além de sistemas de ancoragem e integração, transformando com inovação tecnológica a matéria-prima em insumo para o dia a dia de milhões de brasileiros. 

Conheça a ArcelorMittal 

Líder na produção de aço no Brasil e destaque em mineração no mundo, o Grupo ArcelorMittal está presente em mais de 160 país, levando a inovação tecnológica para todos os continentes. Mais de 15,4 milhões de toneladas de aço bruto são produzidos por ano pela empresa no Brasil, em seis plantas. Nelas, mais de 17 mil colaboradores atuam, produzindo matéria de qualidade para as indústrias dos segmentos de automobilística, eletrodomésticos, embalagens, construção civil e naval.  

Os desafios da inovação tecnológica na indústria 

Parceiras de longa data da SKA, AçoTubo e ArcelorMittal partiram do mesmo desafio: a busca por inovação tecnológica em um segmento complexo, de alta escala e que evolui rapidamente. Além disso, barreiras como processos defasados, erros por falha humana e dados confusos faziam parte do dia a dia.  

Segundo Eduardo Felipe, especialista de Controle e Manutenção na ArcelorMittal, a urgência da rotina trazia complexidades que atrapalhavam os fluxos de produção.

“A gente tinha um grande problema que era a questão de operação de sequenciamento de entrada de novas demandas, principalmente porque precisávamos fazer uma lógica mais adequada e real, já que as entradas de demandas de emergência eram muito grandes”, afirmou.  

As chamadas “fura pauta”, como foi citado no SKA Connect 2024, são demandas que surgem com frequência em diversas indústrias, podendo causar lentidão nas entregas e até o descontrole dos fluxos diários. Para José Fabiano, Arquiteto de Inteligência de Processos na ArcelorMittal, a cadeia de problemas causava reflexos negativos nas análises realizadas.

“Nós não tínhamos visões além de um turno na frente do que ia ser planejado e programado, porque havia um tanto de emergências borbulhando, novos pedidos chegando a todo momento”, comentou.  

Com as dores latentes, a decisão por mudar a rota e reformular o fluxo de trabalho era necessária. Conforme comentado por Fabiano, “as vezes é melhor não ter o dado do que ter um dado que, na prática, não é real”, ou seja, a informação que não é clara causa mais confusão do que a ausência dela. Esse foi o estalo para começar a jornada de inovação tecnológica nas empresas.  

Revolucionando a indústria com sistemas de ponta 

Em 2022, AçoTubo chegou até a SKA em busca de melhorar sua jornada por completo, investindo na inovação tecnológica em suas plantas de atuação. Luiz Fernandes, Diretor Industrial da empresa, foi um dos responsáveis pelo projeto. Segundo ele, foi escolhido iniciar o processo de digitalização a partir da área de distribuição, a qual, na época, se mostrava ser a mais complexa, com demandas maiores e 2 mil linhas de pedido para organizar. 

Os primeiros resultados foram quase imediatos. “A partir do momento que você tem a geração de dados online, automaticamente a tua operação ela fica mais dinâmica, e esse dinamismo vai trazer o que toda operação busca: a eficiência da gestão dos recursos”, afirmou Fernandes. Com isso, o chão de fábrica da AçoTubo começou a ser direcionado para um caminho traçado a partir de inovações tecnológicas, apoiado nos sistemas da SKA.  

Na ArcelorMittal, a implementação do sistema aconteceu em 2022, após um longo e difícil período de crise financeira mundial, afetando a empresa de diversas formas. Com a necessidade de se renovar e crescer no mercado, os sistemas da SKA chegaram para potencializar os resultados e fornecer mais tecnologia, controle e automação nas fábricas.

“Nós precisávamos ter certeza de que não íamos automatizar ineficiências, desperdícios e afins. Foi uma etapa muito importante para conseguirmos atingir os objetivos iniciais naquele momento”. destaca José Fabiano.  

Entre todas as opções disponíveis, a ArcelorMittal escolheu a solução MES da SKA, que atua na execução da produção por completo. “No decorrer do processo, onde realizamos o levantamento das dores, percebemos que precisávamos digitalizar e automatizar o chão de fábrica. Nesse momento veio o Syneco, chegando para demonstrar qual era a previsão atualizada dos seus pedidos, sem necessidade de mandar e-mail e fazer ligações”, destacou Fabiano.

De fato, essa melhoria movimentou a eficiência do atendimento com apoio de dados estratégicos, impactando os resultados sem ajustes na demanda geral da fábrica. 

SKA Connect 2024 Inovação tecnológica

Inovação tecnológica: Resultados que impactam negócios 

Ao implementar as soluções de inovação tecnológica da SKA, a ArcelorMittal se deparou com resultados inesperados. Analisando as projeções dos próximos anos e compará-las com os valores obtidos após a digitalização dos processos, a empresa constatou que suas metas de 2025 foram alcançadas ainda em 2022. “Com o acompanhamento correto, nós vimos que o real valor acumulado era, na verdade, o dobro daquilo que estávamos prevendo”, frisou Felipe.

Com isso, o negócio precisou rever as réguas de crescimento, atualizando novos parâmetros de rentabilidade e lucro para alcançarem, já que as antigas estavam batidas com três anos de antecedência. 

Já na AçoTubo, os resultados expressivos se apresentaram com mais força na linha de produção. “Atualmente, já contamos com uma redução de 35% do tempo de setup, para um processo que já acreditávamos que era bom”, comentou o Diretor Industrial. Ao todo, a empresa reduziu 40 horas/mês na produção de uma máquina, que equivale a uma semana de trabalho em cada equipamento.  

No palco do SKA Connect 2024, o Diretor Industrial da AçoTubo resumiu o processo de inovação tecnológica da empresa em um sentimento: progresso.

“A transformação digital é o caminho para a eficiência operacional. Quando você entra, dificilmente você recua. Para nós, a SKA é um caminho sem volta!”, concluiu Fernandes.  

Sua empresa no topo da eficiência digital 

Se, assim como as empresas AçoTubo e ArcelorMittal, você deseja inovar seus processos, fale conosco. A SKA conta com 35 anos de experiência em tecnologias, fornecendo soluções para diversos segmentos industriais de ponta a ponta. Com sistemas robustos e que se integram às suas necessidades, temos opções que podem qualificar a produtividade do seu negócio e fornecer melhores resultados. Para saber mais, clique aqui e fale com um de nossos especialistas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui