quinta-feira, 18 de julho, 2024
Início Eventos Transformação Digital: saiba como a Pollux revolucionou processos com a indústria 4.0

Transformação Digital: saiba como a Pollux revolucionou processos com a indústria 4.0

0
Arte gráfica com o momento em que a Pollux sobe ao palco do SKA Connect para falar de Transformação Digital.

A Pollux, part of Accenture é uma multinacional parceira da SKA. Renomada empresa em produção de soluções para grandes negócios, ela conta com um vasto know-how sobre diversos segmentos do país. Para dividir sua experiência dentro da Transformação Digital, ela foi uma das convidadas para o SKA Connect 2024, o maior evento da indústria 4.0. 

Com o tema “Transformação Digital: o que as indústrias estão fazendo”, o evento reuniu especialistas da SKA e convidados para debater sobre as inovações na produção industrial e como a tecnologia está impactando seu dia a dia. Para conferir um pouco sobre os destaques da Pollux e entender de que forma ela se tornou referência em processos, continue a leitura!   

Conheça a Pollux

A Pollux é uma indústria multinacional brasileira com um extenso histórico de mais de mil projetos de tecnologia industrial em toda a América. Com soluções Turnkey completas e de alto padrão tecnológico, a empresa integra linhas de montagem, robótica, sistemas de visão, inteligência artificial, software e veículos autônomos.  

A Transformação Digital é o caminho para o sucesso da indústria em um caminho global cada vez mais competitivo e a Pollux acredita nisso. Em 2021, o negócio se uniu à Accenture na divisão de Industry X, com a missão de aprimorar a produtividade, segurança e sustentabilidade nas atividades fabris e nas cadeias de fornecimento.

Os desafios da Transformação Digital em meio a uma crise global 

Parceira da SKA há mais de 15 anos, a Pollux se viu ilhada em meio a tantas empresas que estavam pivotando projetos dentro da indústria 4.0. Para qualificar suas entregas e não perder espaço de mercado, foi iniciado o projeto de inovação nos processos internos, buscando modelos mais atualizados de atuação.  

Durante esse movimento, um grande empecilho surgiu: a pandemia. Em 2020, entre tantas alterações, o negócio teve que alocar todos os seus projetistas em trabalho remoto, perdendo o contato físico diário e o controle de qualidade ágil. Ao mesmo tempo, acontecia a união entre Pollux e Accenture, grande líder mundial em produção, que modificaria todas as políticas de tecnologia, conectividade e integração, até então distantes da realidade do negócio.

Foi neste momento que surgiu a busca da Transformação Digital, a partir de soluções PLM. Para Luiz Buzzi, coordenador de Engenharia, o avanço dos projetos da Pollux aconteceram de forma mais adequada quando começaram a utilizar a plataforma 3DEXPERIENCE. “Eu acredito que essa foi uma decisão muito assertiva para o momento, pois conseguimos subir o sistema em uma semana. O time da SKA auxiliou a Pollux a montar todo o processo produtivo em menos de uma semana, estando com a plataforma montada”, afirma.

Assista o SKA Connect 2024 na íntegra.

Os destaques de uma implantação de sucesso

Segundo Buzzi, dentre todos os desafios que a empresa passava no momento, o maior deles era aproximar seu time e a nova tecnologia, mostrando a todos os ganhos que teriam a partir daquele momento. “Como que, em um processo de Transformação Digital, com transições tão aceleradas, eu consigo trazer todo o meu time dentro deste novo ambiente? Como engajar a equipe de projetistas e de desenvolvimento em uma mudança que, para muitos, foi radical, tendo uma curva de aceleração tão rápida? Esse, sim, foi o nosso maior e mais difícil desafio”, comenta.  

Para vencer essas barreiras, etapas de estudo, aplicação e testes foram realizadas. Thiago da Silva, Engenheiro de Sistemas responsável pelos processos da Pollux, pontua que a conexão entre pessoas foi a peça fundamental neste momento. “Durante essa etapa de implantação, a gente conseguiu fazer também um poder de convencimento. Todas as equipes já tinham a sua forma de desenvolver, então vir com novas maneiras que agregam valor para determinadas equipes em um primeiro momento, mas que impactam a todas no final, gerou um pouco de dificuldade, mas foi essencial”, destaca.  

Ao unir times e softwares, se iniciou o estudo de implementação com a SKA. Neste momento, a Pollux optou por usar o que chamam de key-users, ou seja, usuários chave que pudessem testar e ajudar a configurar o software antes dele rodar para todo o negócio. Após encontrar a organização ideal, partiu-se para a última etapa piloto: a busca por um cliente MVP, que pudesse ser o piloto do projeto, oferecendo o menor risco de problemas. Com o sucesso nesta etapa, a empresa tomou a decisão de seguir com as plataformas de SOLIDWORKS3DEXPERIENCE, Cloud e CAM — de forma integral, sendo utilizada por todos os projetos que viessem a seguir.  

Sobre a implantação, Luiz Buzzi afirma que foram oito meses de muito sucesso, sendo um grande diferencial para o negócio. “Quando a gente pensa em oito meses, parece um horizonte tão longe. Mas, se você olhar para o ciclo de desenvolvimento de um projeto, percebe-se que passou muito rápido”, afirma.

Colhendo os resultados em produtividade

Completados dois anos da finalização da implantação, Luiz Buzzi afirma que a empresa está em uma situação estável, onde o time realiza todos os projetos dentro do mesmo sistema, zerando a realização em outros servidores. Além disso, as equipes trabalham juntas e em qualquer lugar do mundo, vendo as ações realizadas por todos e sem sofrer com barreiras geográficas. 

Para o Coordenador de TI da Pollux, Adriano Ferreira, outros benefícios podem ser calculados. “A partir do momento que você parte para uma ferramenta Cloud, você conta com diversos benefícios. Quando sua empresa tem uma ferramenta que não é na nuvem, você precisa se preocupar com locação de servidores, backup, ar-condicionado, nobreak, gerador e combustível para ele, tudo o que não é necessário para quem usa Cloud. Ao mesmo tempo, você tem a redução de custos porque tudo isso é substituído, investindo apenas no valor da licença”, afirma. 

Segundo Ferreira, o grande destaque da relação entre SKA e Pollux é a possibilidade de inovar e fazer mais a cada dia. “Cada vez que você opta por uma nova tecnologia, surgem oportunidades, possibilidades e riscos. Você pode aplicar as inovações para a sua empresa ou não, mas saiba que não tomar uma decisão também é um risco”, finaliza.  

Sua empresa no topo da Transformação Digital

Se, assim como a Pollux, você deseja inovar seus processos, fale conosco. A SKA conta com 35 anos de experiência em tecnologias, fornecendo soluções para diversos segmentos industriais de ponta a ponta. Com sistemas robustos e que se integram às suas necessidades, temos opções que podem qualificar a produtividade do seu negócio e fornecer melhores resultados. Para saber mais, clique aqui e fale com um de nossos especialistas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui