sexta-feira, 20 de setembro, 2024
Início Artigos técnicos WORKNC 2024.1: inovação de interface, novo ciclo de acabamento e melhorias no...

WORKNC 2024.1: inovação de interface, novo ciclo de acabamento e melhorias no Desbaste Global

0
WORKNC 2024
Imagem: Divulgação/ SKA

O WORKNC, software para desenvolvimento de processos de fabricação de ferramentas, moldes e matrizes com usinagens 2D a 5 eixos simultâneos, lançou uma nova versão recheada de novidades. Sem dúvidas, ela trará um novo norte para o universo da ferramentaria, bem como ampliará de vez a experiência dos profissionais através de características únicas.

Diferente da última atualização, que focou na sincronização e no alto nível de integração, agora o software CAM tende a inovar em outras frentes.

Além de uma nova interface, o WORKNC 2024.1 chega ao mercado com melhorias importantes no Desbaste Global e novidades para o ciclo de acabamento do software.

Continue a leitura deste texto para conferir as seguintes melhorias: 

  • Inovação na interface de estratégias de usinagem;
  • Otimizações no ciclo de Desbaste Global;
  • Novo percurso de Acabamento Global + Otimização;
  • Passo Auto Variável no Acabamento Global;
  • Melhorias na Reusinagem por Contorno.

Inovação na interface de estratégias de usinagem

A fim de tornar a interface do WORKNC cada vez mais moderna, a versão 2024.1 traz uma reformulação de programação das estratégias de usinagem. Além de objetivar uma melhor experiência para o usuário final, a atualização visa reduzir o número de cliques e poder navegar pelos campos de preenchimento de forma mais ágil.

Inclusive, essa é uma das ações primordiais para uma reformulação na interface que, ao final, faz com que a solução possa se tornar um software ainda mais prático e intuitivo de se programar.

Otimizações no ciclo de Desbaste Global

Em desbastes com alto AP, onde inevitavelmente sobra muito material remanescente, normalmente é necessário a criação de um segundo ciclo de usinagem.

Para tornar ainda mais eficiente esse processo, temos na nova versão do WORKNC um campo de sub-passo Z, onde dentro do próprio Desbaste Global, a mesma operação retorna removendo o excesso de material com os sub-passos – isso após os passes Z principais.

Além disso, uma nova funcionalidade para preparação de desbaste com multi ferramentas também foi adicionada. Antes, era necessário criar vários percursos com uma mesma ferramenta, mas, com comprimentos diferentes, a versão 2024 possibilita programar todas essas ferramentas diretamente dentro de um único ciclo.

Desta forma, esses dois novos recursos da estratégia de Desbaste Global otimizam o tempo de programação e trazem mais segurança para o usuário.

Leia mais:

Novo percurso de Acabamento Global + Otimização

Este novo percurso visa substituir o percurso Acabamento Por Nível + Otimização. Ele permite uma usinagem completa da peça, com movimentos em nível Z em áreas íngremes e movimentos paralelos otimizados em áreas rasas.

Alguns parâmetros específicos permitem usinar áreas íngremes e rasas separadamente, com uma distância de sobreposição entre as passagens de áreas íngremes e rasas. O tempo de cálculo também apresenta uma melhora significativa com esse percurso, pois o novo algoritmo está, em média, 60% mais rápido que o tradicional Acabamento Por Nível + Otimização.

Passo Auto Variável no Acabamento Global

O Acabamento Global incorporou a opção de Passo em Z Auto Variável, uma solicitação muito requisitada por uma série de clientes. Anteriormente, era preciso buscar a estratégia obsoleta de Acabamento Por Nível, mas no WORKNC 2024.1 é diferente, pois temos esse recurso disponível para uso.

Ou seja, com tempos de cálculos excelentes, o passo auto variável proporciona um acabamento otimizado nas áreas mais horizontais variando o incremento de forma automática e mantendo uma altura de crista definida pelo usuário.

WORKNC: Melhorias na Reusinagem por Contorno

Essa é uma estratégia extremamente importante e vem ganhando melhorias a cada versão. Agora, na nova versão do software há um novo recurso que permite o usuário escolher três opões diferentes de performance no caminho de ferramenta, sendo elas:

Paralelo ao canal – Por Zona:

Paralelo ao canal – Por Zona

Paralelo ao canal – Contínuo:

Paralelo ao canal Contínuo

Concêntrico:

Concêntrico

Essas três opções deixam os usuários seguros em poder definir o melhor caminho de ferramenta de acordo com a característica da peça, tipo de material ou condições da ferramenta. Assim, garantido a qualidade desejada na usinagem e melhor preservação da ferramenta de corte.

Saiba mais sobre o WORKNC 2024.1

Somos referência na América Latina como provedora de WORKNC, e estamos conectados a cada mudança da indústria 4.0. Quer saber mais sobre as atualizações desta solução? Acesse a nossa playlist ‘Novidades WORKNC 2024‘ e confira mais detalhes em nosso canal do YouTube.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui