sexta-feira, 29 de março, 2024
Início Cases de sucesso Vama Industrial reduz em até 30% o tempo de fabricação de moldes...

Vama Industrial reduz em até 30% o tempo de fabricação de moldes com o WORKNC

0
fabricação de moldes

A Vama Industrial é uma das maiores empresas de ferramentaria do Brasil. Com mais de 30 anos de existência, está localizada na cidade de Joinville/SC. Atua principalmente como fornecedora da Indústria Automobilística, atendendo as maiores montadoras do país com moldes e matrizes de até 50 toneladas. O parque fabril conta mais de 30 máquinas CNC de 3 a 5 Eixos simultâneos, além de prensas, pontes rolantes, máquinas tridimensionais e softwares de engenharia e produção de alta tecnologia. 

Outro setor importante atendido pela Vama é a indústria de óleo e gás, em que trabalham na usinagem de peças de aço utilizadas em plataformas de extração de petróleo e tubulações subterrâneas para condução de gás. 

Como um de seus principais objetivos, a Vama está sempre atenta às atualizações do mercado. Em 2017, realizaram um grande upgrade na fábrica, quando adquiriram a primeira máquina de grande porte com 5 eixos simultâneos. Assim, escolheram o WORKNC e a SKA como parceiros na implantação completa dessa tecnologia. 

Para o supervisor industrial Douglas dos Santos, a opção pelo WORKNC ocorreu após muita procura e testes. Algumas das principais vantagens que o grupo Vama pode verificar são a precisão e a qualidade dos acabamentos que o software proporciona. A automatização do processo também diminui o tempo de usinagem, prolongando a vida útil das ferramentas e tornando-as mais eficientes. Assim, com uma programação ágil e simples de ser desenvolvida e com uma interface intuitiva, o WORKNC logo foi aplicado em toda a fábrica. 

Uma das maiores dificuldades do grupo estava na etapa do redesbaste, uma etapa importante na fabricação de moldes. Usando insertos redondos, o tempo de contato era inferior ao esperado – cerca de 1h30. Com o uso do Módulo ATF do WORKNC (Advanced TollForm para Ferramentas de Alto Avanço e Perfil), o tempo de contato passou a ser de 7h. Isso significa mais tempo de máquina operando e, consequentemente, maior produtividade. 

“Desde que adquirimos o software, tivemos uma redução de 30% no tempo de desbaste 40% no tempo de redesbaste, além de diminuir em 25% o tempo de pré-acabamento. Nossas máquinas têm uma aceleração e desaceleração mais lentas por serem de grande porte. O WORKNC faz com que a estratégia permaneça mais na superfície, tanto no desbaste, com poucas retrações, quanto no redesbaste, nosso ponto mais crítico. Atualmente, com o uso do WORKNC temos diminuído muito isso,” cita Douglas dos Santos, supervisor industrial da Vama. 

Após as primeiras aquisições, a Vama se manteve determinada em investir em tecnologia de usinagem, voltando seu olhar para o mercado nacional e internacional. Foram adquiridas mais duas máquinas portal 5 eixos de grande porte nos anos seguintes e, atualmente, todo o parque fabril da empresa possui programação WORKNC. 

A usinagem de 5 eixos simultâneos oferece grandes possibilidades relacionadas aos tamanhos e à complexidade das peças. WORKNC trabalha todos os benefícios desse tipo de usinagem de forma segura e objetiva. Com programação poderosa, ele possui um simulador de checagens de colisão e limites de curso integrados. 

O mercado de ferramentarias está em constante evolução, e o software utilizado pelas empresas precisa acompanhar todas as mudanças. O case de sucesso da Vama mostra que implementar tecnologias reconhecidas mundialmente agrega muito valor aos produtos e a qualidade da empresa. 

Quer saber mais como o WORKNC pode ajudar o seu negócio a crescer? Acesse a página do produto ou preencha o formulário abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui