domingo, 28 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Você sabe como planejar um layout industrial?

Você sabe como planejar um layout industrial?

0
Arte gráfico de um projeto de layout industrial aplicado

Você que atua em ambientes fabris, entende a importância de um bom planejamento e execução de projeto de layout industrial, não é mesmo?

O layout de uma fábrica é fundamental para o bom andamento do fluxo e dos processos industriais de uma empresa, sendo determinante para a produtividade do negócio como um todo.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto, conhecer os tipos de projetos de layout industriais mais aplicados nas fábricas e as melhores formas de planejá-los e executá-los na era da indústria 4.0.

Ao longo do texto, você vai conferir:

  • Afinal, o que é um projeto de layout industrial?
  • 4 tipos de layout industrial mais adotados nas fábricas;
  • Criando layout industrial 3D no DELMIA 3DEXPERIENCE.

Afinal, o que é um projeto de layout industrial?

O conceito de layout industrial pode ser relacionado a um “arranjo físico”. Ele consiste no modo como as máquinas e o estoque de matéria-prima estão dispostos dentro de uma fábrica, bem como no uso do espaço físico disponível.

O projeto de layout industrial pode ser elaborado para uma nova planta industrial, para realizar uma alteração em uma linha produtiva ou célula já existente, ou para inserir um novo equipamento em uma linha de produção que já esteja em funcionamento.

4 tipos de layout industrial mais adotados

O projeto de layout industrial é essencial para garantir a eficiência dos processos.

Para isso, existem algumas escolhas que são importantes no seu processo.

Vale destacar que algumas empresas já conhecem bem as suas demandas em relação às variações produtivas, utilizando um tipo fixo de layout.

Conheça a seguir, quatro tipos de layout comumente adotados nas indústrias:

1 – Layout Industrial Linear

Neste modelo de layout industrial, os equipamentos ficam lado a lado e é priorizado um sistema produtivo em massa, ou seja, em larga escala e quase sempre com pouca variedade de produtos.

Essas linhas de produção são normalmente dedicadas para produções de um tipo exclusivo de produto, sendo normalmente repetitivas e sequenciadas.

O projeto de layout industrial linear favorece muito a automatização do processo, no entanto, não permitem fáceis alterações no processo produtivo.

2 – Layout Funcional

Neste modelo de layout industrial, os equipamentos ficam alocados por tipo, sendo divididos pelas áreas às quais são destinados.

Um exemplo desse processo pode ser um produto que demande pintura. Nesse caso, ele será encaminhado para o setor exclusivo de pintura onde todos os maquinários para esse fim estarão alocados.

3 – Layout Celular

Este modelo de layout industrial é uma mescla entre funcional e linear, permitindo uma subdivisão por setores ao mesmo tempo que segue uma sequência de produção, tendo como objetivo principal diminuir a movimentação pela linha produção.

4 – Layout Posicional

Este tipo de layout industrial tem como característica permanecer com o produto estático enquanto os colaboradores, equipamentos e maquinários movimentam-se ao redor dele.

Um exemplo de produção que utiliza esse modelo é a de construção de navios em grandes estaleiros.

Criando layout industrial 3D no DELMIA 3DEXPERIENCE

Antes de você entender as vantagens da criação de projetos de layout industrial 3D no DELMIA 3DEXPERIENCE, distribuído pela SKA no Brasil, é importante que você tenha noção de que o layout de uma fábrica não se trata apenas do “arranjo físico”, e precisa levar em consideração também uma variedade de fatores que contribuem para um planejamento eficaz.

Neste texto abordaremos apenas o layout físico, deixaremos para mais adiante uma abordagem levando em conta uma simulação de fluxo e outras características.

Normalmente, ao iniciar o layout de uma fábrica nova, recebemos uma planta baixa do prédio fabril e, a partir dela, utiliza o know-how para atribuir os posicionamentos de equipamentos e pessoas.

Esse estudo ocorre muitas vezes com uma visão 2D do projeto de layout industrial, e isso pode acarretar alguns transtornos na execução do layout.

Ao utilizar um projeto de layout industrial em 2D, inevitavelmente é preciso ter muita imaginação para prever os movimentos espaciais.

Por exemplo, ao posicionar um robô para executar uma operação fabril, mesmo sabendo dos limites de movimentação, fica difícil prever se esses movimentos ocorrerão de forma “natural”.

Com o 2D, fica praticamente impossível prever o local exato de sua colocação, sendo necessários muitos desenhos para representar cada movimento de forma precisa.

Agora, observe como é fácil criar um projeto de layout industrial 3D, no DELMIA 3DEXPERIENCE:


Outro fator determinante para a maior eficiência do 3D é a possibilidade de “caminhar” pela fábrica e ter a noção de como tudo vai ficar após a execução do layout.

Além disso, é muito mais fácil apresentar um projeto de layout industrial em 3D em uma reunião executiva.

Confira mais detalhes da visão 3D de um projeto de layout industrial dentro do DELMIA3DEXPERIENCE, no vídeo a seguir:

Ficou interessado em implantar a tecnologia DELMIA 3DEXPERIENCE no seu negócio? Fale com os especialistas da SKA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui