domingo, 28 de abril, 2024
Início Produtos Delmia Função “Período Fixo” é solução para sequenciamento de produção

Função “Período Fixo” é solução para sequenciamento de produção

0
ambiente fabril onde é necessário o sequenciamento de produção

Vamos conversar sobre sequenciamento de produção? Essa ação visa um melhor controle e desempenho das máquinas que contemplam um chão de fábrica. 

Você que utiliza a solução DELMIA ORTEMS da SKA para planejar e programar os processos de manufatura da sua empresa, provavelmente já deve ter se deparado com os seguintes questionamentos:  

“O que acontece se eu programar novamente o mesmo sequenciamento?” 

“Como fixar o meu dia para não bagunçar um sequenciamento que já foi definido?” 

“Se eu já tenho um sequenciamento definido para o dia atual, mas preciso planejar o dia seguinte, é possível mudar apenas a sequência do dia de atual no APS DELMIA ORTEMS?” 

“E se eu já tenho um sequenciamento definido na fábrica e para realizar aquele pedido fura-fila preciso mudar toda a sequência do meu dia, obtendo mais setup, retrabalho com os kits pagos da fábrica e perda de tempo, será que aquele pedido fura-fila realmente é mais prioritário?”. 

Fique sabendo que ao longo deste artigo você vai obter as respostas para suas dúvidas e entender como os recursos “Período Fixo” e “Período Congelado” do DELMIA ORTEMS podem facilitar os processos de sequenciamento de produção da sua fábrica. 

Ao longo deste texto, você vai conferir: 

  • O que é sequenciamento de produção?; 
  • Recurso “Período Fixo”; 
  • Recurso “Período Congelado”; 
  • SKA é referência na revenda do sistema DELMIA ORTEMS no Brasil. 

O que é sequenciamento de produção? 

Conforme explicamos acima, o sequenciamento de produção é um processo que garante uma melhor performance às linhas produtivas, possibilitando um melhor aproveitamento dos ativos da sua fábrica.  

Seu principal objetivo é planejar e executar o ciclo de produção da sua indústria com qualidade, evitando atrasos ou perdas de materiais, através do estabelecimento de ordens de prioridade às demandas fabris. 

Recurso “Período Fixo” 

Conforme a imagem abaixo, o “Período Fixo” é um recurso do DELMIA ORTEMS em que o agendamento não permite alterar as sequencias de operações já existentes nas máquinas.  

Nesse cenário, o sistema informa à fábrica que o sequenciamento terá um dia de “Período Fixo”. Confira: 

Ou seja, toda a alteração de sequenciamento deve ser realizada após o “Período Fixo”, conforme a imagem a seguir: 

Basicamente, a função do “Período Fixo” é não alterar algo que já está sequenciado para produção.  

Sendo assim, todas as operações agendadas na fila devem ser seguidas dentro do tempo estipulado.  

Esse período pode ser o dia seguinte, as próximas horas ou até a semana inteira. Logo, toda nova demanda entrará após esse tempo.   

Recurso “Período Congelado” 

Caso o seu “Período Fixo” seja de um dia e você estiver realizando um sequenciamento a partir de sexta-feira, por exemplo, será que o dia fixo ficará definido apenas para o sábado?  

Nesse caso, o recurso “Período Congelado” do DELMIA ORTEMS, segundo calendário da máquina, permite que o sequenciamento seja realizado com o “Período Fixo”, considerando as paradas excepcionais.   

Dessa forma, o tempo estipulado no período fixo será definido a partir do tempo efetivo de trabalho do recurso, conforme ilustra a imagem abaixo: 

SKA é referência na revenda do sistema DELMIA ORTEMS no Brasil 

Você que leu o nosso conteúdo até o final, ficou interessado nos recursos que o DELMIA ORTEMS oferece para o sequenciamento de produção? 

Entre em contato com nosso time de especialistas em indústria 4.0 para saber como implantar essa ferramenta no seu chão de fábrica.  

Aproveite e confira o conteúdo que publicamos recentemente sobre planejamento de produção no DELMIA ORTEMS para conhecer mais detalhes sobre a ferramenta. 

  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui