sexta-feira, 19 de abril, 2024
Início Produtos 3DEXPERIENCE O que é PLM e por que implantar essa solução na sua...

O que é PLM e por que implantar essa solução na sua empresa? 

0
arte gráfica com imagem ilustrativa sobre o que é plm

Você que atua diariamente em ambientes industriais, já deve ter ouvido falar ou pesquisado sobre o que é PLM, não é mesmo?  

Se esse termo ainda é novo para você, fique sabendo que inteirar-se sobre o assunto é uma ótima ideia, visto que PLM consiste em uma solução para inovar o gerenciamento do ciclo de vida dos produtos das indústrias, melhorando também os resultados dos negócios de forma abrangente. 

Continue a leitura deste artigo para entender, de fato, o que é PLM e como essa tecnologia pode integrar e otimizar os seus processos industriais. 

Ao longo do texto, você vai conferir: 

  • O que é PLM (Product Lifecycle Management, Gerenciamento de Ciclo de Vida do Produto)?; 
  • 5 benefícios do sistema PLM para gerenciamento de ciclo de vida dos produtos; 
  • O que é PLM e qual sua relação com os Gêmeos Digitais (Digital twin)?; 
  • Conheça a solução PLM oferecida pela SKA: a plataforma 3DExperience; 
  • Obtenha uma melhor gestão do ciclo de vida dos seus produtos com as soluções PLM da SKA. 

O que é PLM (Product Lifecycle Management, Gestão de Ciclo de Vida do Produto)? 

PLM é a sigla de Product Lifecycle Management, que traduzida para o português, significa gerenciamento do ciclo de vida do produto.  

Ou seja, PLM trata-se de uma solução de tecnologia que integra e gerencia todos os processos de engenharia e manufatura de uma empresa, contemplando desde o desenvolvimento de produtos, até a entrega ou descontinuidade dos mesmos no mercado.  

Isso facilita o planejamento e o controle do fluxo de trabalho do negócio, conferindo transparência e melhora na comunicação entre as equipes, garantindo também segurança no armazenamento de informações. 

No vídeo a seguir, do SKA Connect 2019, o engenheiro de aplicações da SKA, Renan Rocha, abordou o que é PLM e as vantagens de usar a Plataforma 3DEXPERIENCE nas indústrias:

5 benefícios do sistema PLM para gerenciamento de ciclo de vida dos produtos 

Se a sua empresa almeja aumentar o nível de gestão do ciclo de vida dos seus produtos, a implantação de uma plataforma com soluções PLM pode ser a chave para atingir esse objetivo. 

Confira abaixo, cinco benefícios de contar com a tecnologia PLM em seus processos industriais: 

1 – Encadeamento Digital 

Com o uso de softwares PLM, será mais fácil definir e monitorar o encadeamento digital do seu negócio, visto que sua empresa passará a utilizar uma plataforma colaborativa única de dados. 

2 – Informações em nuvem 

Outra grande vantagem que a solução PLM pode conferir ao seu negócio é a possibilidade de acessar as informações do ciclo de vida dos seus produtos de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento, em nuvem. 

Nesse caso, vale destacar que, na SKA, a implantação das soluções PLM por nuvem depende da cultura de cada cliente, sendo responsabilidade da nossa equipe de pré-vendas analisar qual é a melhor condição para o negócio, depois de um estudo minucioso. 

3 – Inovação e Aumento de Qualidade 

Ter o controle de todo o ciclo de vida dos produtos de uma empresa, garante inovação aos processos, facilita a tomada de decisão por conta dos dados e informações estratégicas que podem ser obtidas na análise dos fluxos, acelera o lançamento dos produtos no mercado, reduz os custos e aumenta a qualidade do produto final. 

 4 –  Melhora na comunicação entre as equipes 

A partir do uso de um sistema PLM, as equipes de engenharia poderão se comunicar e desenvolver projetos colaborativos com os demais setores da empresa de forma mais eficaz e simplificada, visto que todas as informações estarão armazenadas em uma plataforma única e completa de tecnologia.  

5 – Segurança no armazenamento de dados 

Com a solução PLM, sua empresa será capaz de armazenar todo o tipo de informação referente à fabricação de seus produtos, arquivando com segurança dados de projetos técnicos relativos aos desenvolvimentos de produtos, até informações sobre a cadeia de suprimentos, por exemplo. Tudo isso, sem afetar a memória de suas máquinas. 

O que é PLM e qual sua relação com os Gêmeos Digitais (Digital twin)? 

Os gêmeos digitais, também chamados de tecnologia digital twin, permitem que os departamentos de engenharia criem réplicas virtuais fiéis a produtos já desenvolvidos.  

A grande vantagem desse avanço tecnológico é que ele dispensa a necessidade de criação de protótipos, o que resulta em economia de tempo e investimento financeiro às empresas. 

Mas você deve estar se perguntando “o que o PLM tem a ver com isso?”, não é mesmo?  

A resposta está na capacidade que a plataforma PLM tem de armazenar todas as informações referentes ao desenvolvimento de projetos técnicos, o que facilita a aplicação dos gêmeos digitais, otimizando processos de simulação e antecipando o desenvolvimento e o lançamento de novos produtos no mercado. 

Conheça a solução PLM oferecida pela SKA: a plataforma 3DEXPERIENCE 

Aqui na SKA, oferecemos uma completa e inovadora solução PLM para gestão de ciclo de vida de produtos que agiliza e otimiza os processos industriais de empresas de diferentes segmentos: a Plataforma 3DEXPERIENCE

Desenvolvida pela Dassault Systemes, essa ferramenta é a única do mercado a contemplar todas as soluções necessárias para uma transformação digital completa, contemplando as principais soluções do mercado em um único ambiente:: 

  • SOLIDWORKS – Aplicativos CAD 
  • CATIA – Aplicativos CAD; 
  • ENOVIA – Aplicativos de Gestão e Colaboração; 
  • DELMIA – Aplicativos de Manufatura; 
  • SIMULIA – Aplicativos de Simulação. 

Com a plataforma de negócios PLM da SKA, você poderá criar processos de valor agregado aos seus produtos e ainda gerar experiências de consumo diferenciadas, destacando o seu negócio no mercado. 

A multinacional Marcopolo, referência na fabricação de carrocerias de ônibus, já está desfrutando dos benefícios da plataforma 3DEXPERIENCE em seus processos e obtendo ganhos relevantes em seu faturamento e processos industriais graças à sua parceria com a SKA. Saiba mais no video case a seguir:

Aproveite e confira no vídeo abaixo também, como a empresa Colormaq, de Araçatuba/SP, reduziu de 14 para 2 dias os seus processos técnicos a partir do uso do sistema PLM da SKA, a Plataforma 3DEXPERIENCE: 

Obtenha uma melhor gestão do ciclo de vida dos seus produtos com as soluções PLM da SKA 

Agora que você já sabe o que é PLM e ficou por dentro de seus benefícios. que tal implementar essa tecnologia na sua empresa também?  

Fale com um especialista em soluções PLM da SKA e dê o primeiro passo na jornada de transformação digital do seu negócio

Se preferir, preencha seus dados no formulário abaixo e aguarde um de nossos profissionais entrar em contato com você! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui