sábado, 20 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Realize estudos comparativos no SOLIDWORKS Simulation e tome melhores decisões

Realize estudos comparativos no SOLIDWORKS Simulation e tome melhores decisões

0
SOLIDWORKS Simulation

Por Renan Rocha

Quando utilizamos uma ferramenta de simulação estrutural no desenvolvimento de um produto, temos como objetivo entender o seu comportamento físico no mundo real e então conseguir validar o seu funcionamento. Neste processo, é normal que se faça algumas análises alterando alguma característica como dimensões ou o material do produto para realizar estudos comparativos, para então, tomar melhores decisões de projeto.

Dentro do SOLIDWORKS Simulation há um recurso pouco conhecido que ajuda muito neste processo de comparação: Trend Tracker (ou Rastreador de Tendências).

Este comando permite criar gráficos comparativos entre os estudos, com o objetivo de entender qual foi o comportamento, conforme cada modificação realizada no projeto, dos resultados de tensão, fator de segurança, deslocamento, entre outros. Perceba na imagem abaixo que, para cada iteração realizada, é mostrado graficamente o resultado calculado. Neste exemplo, nota-se o aumento de deslocamento entre os estudos comparados.

Além de checar os resultados através de gráficos, o Trend Tracker é capaz de gerar relatórios com tabelas e informações detalhadas de cada iteração calculada. Conforme imagem abaixo, é possível observar que após uma redução de massa no produto, houve um grande aumento da tensão e do deslocamento máximos.

O Trend Tracker é um grande aliado do projetista no dia a dia de trabalho. Esta ferramenta permite tomar melhores decisões de engenharia de forma antecipada. O Trend Tracker está disponivel na versão do SOLIDWORKS Simulation Standard ou superior.

Para saber mais sobre como o SOLIDWORKS Simulation pode ajudar você a simular seus projetos antes de tirá-los do papel, visite a página do produto. Vamos conversar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui