quarta-feira, 24 de abril, 2024
Início Cases de sucesso SOLIDWORKS Simulation otimiza processo de desenvolvimento de produtos plásticos da NTC Company

SOLIDWORKS Simulation otimiza processo de desenvolvimento de produtos plásticos da NTC Company

0

Em um dos seus projetos, foi reduzido em torno de 15% a quantidade de matéria-prima  

A NTC Company é uma empresa focada em soluções para o desenvolvimento e fabricação de produtos plásticos injetados. Além de fornecer as peças plásticas através do processo de injeção, possui ferramentaria e engenharia própria para desenvolvimento de produtos, assim como a fabricação de moldes de injeção. Atua nos mercados de defesa, náutico, agroindústria, eletroeletrônico, embalagens, petróleo e gás. 

Todos os produtos são desenvolvidos pelo departamento de engenharia, que inclui desde o projeto até a fabricação dos moldes e dispositivos. Com o intuito de otimizar projetos e processos, garantindo que o desenho escolhido atenda todas as exigências mecânicas, a NTC Company adquiriu o software SOLIDWORKS Simulation, uma ferramenta de análise que permite testar novas ideias digitalmente, aprimorar o desempenho e a qualidade do produto, antes mesmo de fabricá-lo. 

O software também permite validar o produto plástico no ambiente virtual, em que submete o componente a esforços de projeto para testes de sobrecarga, dessa forma otimiza o projeto reduzindo a massa e o custo da peça. Com isso, a NTC eliminou custos desnecessários com matéria prima e aumentou sua agilidade nos processos, devido a não ser mais necessário o desperdício de tempo com alterações no ferramental, as quais acarretavam alto custo e eventuais prorrogações de prazos no desenvolvimento dos produtos. 

Outra situação em que a NTC percebeu melhorias com o uso do software, foi no desenvolvimento de um novo produto, uma maleta para o transporte de armas longas, em que a alça dessa maleta foi otimizada com uma redução de aproximadamente 15% na quantidade de matéria prima utilizada.  

Já para a produção dos moldes, o Simulation permite avaliar se o projeto de molde resiste aos esforços decorrentes da moldagem por injeção (pressão de injeção), permitindo a moldagem do produto sem problemas de rebarbas ou quebras de elementos mecânicos do molde. “Nos ajudou a estabelecer qual era a máxima pressão de injeção que o molde suportava e assim ajustar o produto para que essa pressão fosse alcançada, eliminando rebarbas no produto e deformações nas cunhas devido o excesso de pressão de injeção”, cita o Sr. Daniel Teixeira, gerente industrial da NTC. .  

“Estamos em uma fase inicial da utilização do CAE, no entanto podemos citar que a nossa confiança no processo de projeto do produto está muito maior. Por outro lado, a utilização dessa ferramenta permitiu que nossos clientes tenham a convicção de que o desenvolvimento de produto na NTC será ágil e confiável, aumentando o potencial de negócios para a nossa empresa”, conclui Daniel Teixeira, gerente industrial da NTC.

Quer saber como o SOLIDWORKS pode ajudar seu negócio a crescer e otimizar tempo de produção e simulação? Veja a experiência de outras empresas que se beneficiaram com a ferramentaacesse a página do produto ou entre em contato pelo formulário abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui