sábado, 27 de abril, 2024
Início Produtos Delmia Manufatura digital: Conheça o SRP do DELMIA Ortems

Manufatura digital: Conheça o SRP do DELMIA Ortems

0
arte gráfica com a ferramenta SRP do DELMIA Ortems

O APS DELMIA Ortems da SKA é um sistema de manufatura digital. O seu objetivo é automatizar, otimizar, comparar planos de produção para cumprimento de prazos, aumentar a utilização de recursos disponíveis, bem como a lucratividade das fábricas.

Esse sistema de planejamento e programação avançada de manufatura, conta com uma ferramenta de MRP (Materials Requirements Planning) sincronizada e dinâmica, chamada de SRP.

Continue a leitura para saber mais detalhes sobre o SRP na indústria.

O que é SRP?

A sigla SRP vem do inglês Synchronized Requirements Planner.

Esta ferramenta sincroniza as atividades da fábrica com as solicitações de mercado – pedidos firmes de vendas e forecast de vendas – e elabora um plano mestre factível para a organização, operando juntamente com os módulos PS (Production Scheduler) ou MP (Manufacturing Planner) do DELMIA Ortems.

Manufatura digital: aplicações do SRP do DELMIA Ortems

Conforme ilustrado na figura acima, quando implementado no sistema de manufatura digital DELMIA Ortems, a ferramenta SRP pode complementar o MRP, já utilizado pelo ERP da fábrica, efetuando links entre as ordens de produção dos pais e filhos – o que chamamos de SP-MODE.

Esses links são dinâmicos e ocorrem entre as diversas ordens de produção para que, em caso de uma ordem de produção ser deslocada no plano, todo o ciclo produtivo e as suas ordens relacionadas sofram automaticamente a propagação em toda a cadeia produtiva.

Isso pode acontecer em casos de BOMs multiníveis, por exemplo.

Substituição do MRP

O SRP também pode substituir totalmente o MRP, criando ordens para os semiacabados e produtos acabados, fazendo a sua otimização e garantindo a geração de ordens de compras no tempo e quantidades corretas.

Com ele, você otimiza o fluxo de materiais e garante rastreabilidade, com links visíveis entre as ordens de produção de semiacabados e os acabados.

Fluxo de produção

O SRP inclui também uma vasta quantidade de ferramentas para analisar o fluxo de produção, incluindo um gráfico de material e visibilidade sobre entradas e saídas, considerando cada ordem de produção e indicações de inconsistências, caso ocorra algum problema com o fornecimento ou links.

O SRP “conversa” com o usuário o tempo todo, indicando também os casos de superprodução (tudo 100% configurável).

O SRP pode ser aplicado em todos os ambientes de manufatura, como em ambientes MTO (make-to-order), MTS (make-to -stock), entre outros.

O plano de manufatura digital pode ser atualizado a todo momento, com os apontamentos realizados na fábrica ou mesmo com as alterações feitas conforme as necessidades de vendas.

Também é possível incluir períodos fixos, com a opção de fixar abastecimentos fora desse período para dar mais opções ao usuário.

Plano Mestre (MPS)

Com o SRP, poderemos checar se o Plano Mestre (MPS) é factível, com todas as restrições, fazendo a comparação do MRP com a capacidade finita do plano.

É possível também manter um loop de informações entre MPS e o processo de manufatura, com completa rastreabilidade da origem das necessidades dos produtos acabados.

Regras de Netting

O SRP possui também diversas configurações para formação do MPS usando as chamadas Regras de Netting para cálculo das quantidades necessárias, referentes aos produtos acabados.

Essas regras são configuráveis e podem ser divididas em:

Previsão de vendas

As necessidades serão originadas somente através da “Previsão de Vendas” inseridas, independente das “Vendas Firmes”. As “Vendas Firmes”, no entanto, podem ser visualizadas nos gráficos de materiais.

Ordens de vendas

As necessidades serão originadas através das ordens de vendas em aberto. Mesmo que existam previsões de vendas cadastrados, o SRP ignora, levando em consideração somente as ordens de venda.

Ordens de vendas + Previsão de vendas

As necessidades serão o resultante da soma das ordens de vendas + previsões para o item em questão, sempre considerando os MPS buckets.

Ordens de vendas + Previsões de vendas residuais

As necessidades serão o resultante da soma das ordens de vendas + os resíduos de previsões de meses anteriores ou posteriores.

Necessidade final entre Ordens de venda e Previsões

A necessidade final para o item será o maior entre as vendas e previsões, do que para o período em questão.

Essas regras podem ser alteradas no Gantt para eventuais simulações. Os backlogs também podem ser considerados nos cálculos, caso seja do interesse do usuário e é facilmente configurável.

Cálculo de SRP

Outro destaque no SRP do DELMIA Ortems é a possibilidade de escolha do critério de cálculo do SRP.

Normalmente, os MRPs utilizam somente as datas de entrega final para os cálculos, já no SRP você pode parametrizar o cálculo da forma que a sua organização necessita.

Ter um MRP dentro da ferramenta APS facilita na validação de um pedido “fura- fila”, por exemplo, principalmente em caso de BOMs multiníveis.

Com isso, você garante o seu processo de PCP (Planejamento e controle da produção)100% dentro de uma única ferramenta.

Ficou interessado em incluir essa tecnologia na sua fábrica? Fale com os especialistas da SKA e saiba como a manufatura digital pode otimizar os processos internos do seu negócio!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui