domingo, 28 de abril, 2024
Início Produtos Delmia Como o DELMIA Ortems nos ajuda a ter um melhor sequenciamento da...

Como o DELMIA Ortems nos ajuda a ter um melhor sequenciamento da fábrica?

0

O DELMIA Ortems é um sistema APS que tem como objetivo planejar e sequenciar a produção levando em consideração todos os fatores da fábrica, auxiliando a melhorar a fila de ordens de produção para as máquinas do parque fabril.

É real que cada vez mais precisamos ter um sequenciamento ainda mais concreto no dia a dia das fábricas, não é mesmo? Além disso, muitas vezes uma empresa que possui apenas o ERP gerando as necessidades para a produção (insumos, compras de matéria-prima e geração das ordens de produção com capacidade infinita) não consegue, via sistema, enxergar o processo produtivo como um todo.

É aí que entra o APS DELMIA Ortems!

Visando o planejamento, a solução considera a capacidade finita dos recursos de fábrica, sejam eles a máquina em que as operações serão realizadas, a mão de obra necessária e/ou algum recurso secundário da fábrica.

Já pela ótica do sequenciamento, o Ortems considera a capacidade finita de recursos e todos os parâmetros para o processo produtivo.

Recursos limitados

Vamos usar como exemplo os recursos limitados. Imagine que, em uma fábrica, existem dois centros de usinagem CNC e foram enviadas duas ordens de produção de diferentes peças. Para realizar as operações, já foi comprada a matéria-prima necessária e todo o ferramental já está preparado.

No entanto, para que as operações sejam realizadas nas duas máquinas, é preciso ter também dois dispositivos de fixação. O Ortems permite cadastrar este recurso associado à máquina que será utilizada. Neste caso, além da máquina, ainda há a necessidade de ter um dispositivo de fixação disponível para realizar a operação.

Exemplo de cadastro de recurso limitado.

Visando sempre um melhor sequenciamento, o Ortems irá alocar as operações nas máquinas considerando que se tenha disponível apenas um dispositivo de fixação. Neste caso, terei duas operações que, pela falta de um dispositivo de fixação, teriam que ser realizadas de forma individual.

Sabemos que no processo produtivo do dia a dia casos como este acontecem, como também uma ferramenta especial ou até um instrumento de medição que precisa ser preparado para controle dos lotes de peças.

É possível também rastrear operação, a quantidade e quais recursos limitados estão associados.

Abaixo o sequenciamento considerando a restrição com e sem recurso limitado:

Com restrição:

Sem restrição:

Quer saber como utilizar cada vez melhor essa ferramenta? Entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui