quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Produtos Gestão ágil: Utilizando o SOLIDWORKS PDM PROFESSIONAL

Gestão ágil: Utilizando o SOLIDWORKS PDM PROFESSIONAL

0

 

Por Enderson Moura
Técnico master em SOLIDWORKS na SKA

 

Muitas pessoas que conheço dizem que têm dificuldades para saber como aplicar a melhor prática ao iniciar um projeto. Outras, estão seguindo algumas boas práticas, mas que ainda estão longe de se tornar ágeis por não ter um controle minucioso das informações. Espero que este artigo possa ser uma fonte de inspiração para ajudá-los.

Acima de tudo, espero incentivá-los juntamente com a sua equipe e organização a substituir hábitos e formas de trabalho antigos por novos que resultam em mais qualidade e velocidade, de maneira mais descontraída e assertiva.

Os projetos existem desde os primórdios da civilização. Na época não eram nomeados como projetos, mas hoje nos intriga pelo tamanho e complexidade, tendo em vista as ferramentas existentes.

Gestão ágil Utilizando o SOLIDWORKS PDM PROFESSIONAL

Vamos imaginar a complexidade da Torre Eiffel, uma das mais incógnitas obras da engenharia civil. O gerenciamento de uma obra desse porte, nos dias de hoje, seria efetivo, pois temos avanços tecnológicos.

Gestão ágil Utilizando o SOLIDWORKS PDM PROFESSIONAL

Mas é preciso levar em consideração a aplicação de prática, os princípios, as ferramentas, os processos e a técnica de gerenciamento de projeto para a excelência ser atingida.

Logo, a definição para um projeto pode ser definida como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Os projetos são temporários porque tem início e fim estabelecidos. Um projeto pode ter duração de semanas ou até mesmo anos, no entanto, o seu resultado deve ser duradouro. Cada projeto é exclusivo, pois contém algo inovador.

 

Como o SOLIDWORKS PDM pode contribuir em toda essa história?

Primeiramente, vamos entender qual é a proposta do SOLIDWORKS PDM (Product Data Management).

Utilizaremos como exemplo a empresa SKA, presente no mercado há mais de 30 anos e que tem em seu portfólio diversas soluções para o desenvolvimento de produtos, como o SOLIDWORKS PDM.

 

SOLIDWORKS PDM

Muitas empresas não utilizam no desenvolvimento dos seus produtos um sistema de gestão de informação de projeto.

Sendo assim, existe o risco de perda ou sobreposição de informação fundamental e a acumulação de perdas significativas para a empresa tem custos adicionais, refletindo na produção e no cumprimento dos prazos. 

O SOLIDWORKS PDM é a ferramenta de gestão distribuída de dados, ideal para clientes SOLIDWORKS com uma única localização e com uma rápida curva de aprendizagem, visando diversas funcionalidades ao produto, como por exemplo:

Utilizando o SOLIDWORKS PDM

  • Desenvolvimento interativo;
  • Controle de processo empírico;
  • Auto-organização;
  • Colaboração integrada;
  • Priorização orientada;
  • Time-boxing. 

Visando o projeto, o SOLIDOWORKS PDM tem diversas funcionalidades que garantem a excelência na aplicação:

  • A equipe se organiza em torno do trabalho;
  • A equipe entrega regularmente os recursos mais valiosos;
  • A equipe recebe feedback de pessoas de fora;
  • A equipe reflete sobre sua forma de trabalhar a fim de aprimorar processos;
  • Toda a organização tem visibilidade do progresso da equipe;
  • A equipe de gestão comunica os departamentos envolvidos de maneira clara sobre processo atrás dos fluxos definidos;
  • Fácil utilização.

O SOLIDWORKS PDM Professional e Standard são os únicos sistemas PDM completamente integrados ao Windows Explorer. Essa é uma vantagem para as atividades e treinamentos do usuário final.

 

SOLIDWORKS PDM Professional

É uma solução completa de gerenciamento de dados para organizações de todos os portes. Um cofre de dados desenvolvido pelo Microsoft SQL Server garante que todas as informações sejam armazenadas e indexadas com segurança para recuperação rápida por usuários autorizados.

Fácil de implementar, configurável e extensível por meio da API, o SOLIDWORKS PDM Professional orienta com eficiência suas equipes de produtos através de seus processos de desenvolvimento, garantindo que os membros da equipe tenham acesso aos arquivos certos no momento certo. A replicação de cofre localizada e o suporte a vários aplicativos CAD oferecem produtividade incomparável, independente do tamanho, distribuição e diversidade da sua organização.

 

O SOLIDWORKS PDM Professional terá sucesso em minha organização?

Isso depende de você! A implementação de ferramentas como o SOLIDWORKS PDM fornecem um suporte fantástico para que sua organização não falhe em processos burocráticos e trabalhos que não agregam valor ao seu projeto. Gastar tempo pesquisando arquivos, corrigindo referências e garantindo que nada saia do seu eixo podem se tornar atividades automatizadas, o que economiza um tempo valioso, e permite que o seu time foque no que é realmente importante, o PROJETO.

Milhares de equipes ao redor do planeta,e que trabalham nos mais diversos setores estão conseguindo tornar o seu ambiente de trabalho melhor dia a dia, evoluindo suas técnicas, ferramentas e formas de gerir seus dados.

Chegou a hora de vocês darem esse salto também.

Case de Sucesso Vulkan

 

CASE VULKAN 

Como o SOLIDWORKS PDM conseguiu eliminar os problemas com gestão de documentos da engenharia

 

Se interessou pela solução e quer saber mais sobre o SOLIDWORKS PDM? Acesse a página do produto ou preencha o formulário abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui