quinta-feira, 28 de março, 2024
Início Cases de sucesso Grupo VULKAN utiliza SOLIDWORKS no desenvolvimento de produtos para a indústria de...

Grupo VULKAN utiliza SOLIDWORKS no desenvolvimento de produtos para a indústria de sistemas de transmissão, frenagem e amortecedores

0

Grupo VULKAN é uma empresa alemã fundada há mais de 130 anos. Uma das suas filiais fica em Itatiba, interior de São Paulo, e possui 40 anos de experiências bem sucedidas no desenvolvimento de soluções em transmissão de potência para aplicações industriais e navais, com seus acoplamentos, sistemas de frenagem, contra recuos e amortecedores, bem como com sua tecnologia LOKRING de conexão sem solda, utilizada principalmente para aplicações em refrigeração e ar condicionado. A empresa conta com um sistema lean completamente implantado para o gerenciamento da fábrica, possui completo centro de testes e uma equipe de engenharia dedicada ao desenvolvimento de produtos, processos e aplicações industriais.  

O Grupo é formado por três divisões de negócios: VULKAN Couplings, com soluções e sistemas inovadores para propulsão naval, carro chefe na Alemanha; VULKAN Lokring com produtos patenteados e exclusivo sistemas de conexões para linhas de refrigeração;  VULKAN Drive Tech, que agrega alto valor as aplicações dos clientes por encontrar em uma fonte única todos os componentes do seu acionamento, como acoplamentos flexíveis e rígidos, embreagens e freios industriais, sistemas de eixo, contra recuos e amortecedores de choque e vibrações. 

No intuito de ganhar agilidade nos projetos e inovar com um software 3D, a filial de Itatiba implantou o software SOLIDWORKS em 2004, eliminando todas as dificuldades relacionadas a geração de lista de materiais, padronização de formatos, desenhos e vistas, conseguindo automatizar e validar seus projetos. O SOLIDWORKS CAD 3D é o software que auxilia na criação e inovação de projetos com foco em reduzir o ciclo de desenvolvimento do produto desde o design até a manufatura.  

“Com o uso da ferramenta foram feitas mais integrações, além do projeto, toda a estrutura de itens dentro do RRP com links que já exportam direto para o desenho, ganhando tempo com o detalhamento do projeto e a criação de estrutura. Outra questão também resolvida foi o cadastro dos itens no sistema que, por ser manual, muitas vezes digitações erradas prejudicavam o andamento da fabricação. Agora, com a implantação do software, ganhamos em qualidade e tempo nos processos”, cita Josias Leal, diretor de Desenvolvimento e Engenharia. 

Com o passar do tempo surgiram outras necessidades, e para eliminar os problemas com gestão de documentos da engenharia foi implantado o SOLIDWORKS PDM, que permite armazenar informações de projetos de forma fácil, garantindo que as peças enviadas para compras e produção estejam sempre na versão correta, evitando a sobreposição de arquivos. O software também possui opção de autorizar acesso somente as pessoas envolvidas com o projeto, aumentando sua segurança enquanto uso através de uma rede ou internet. Assim, mantêm-se alinhados os fluxos de trabalho por organizar todos os arquivos de forma intuitiva, facilitando a procura de determinado projeto.  

“Considerando que somos dois departamentos, o setor de desenvolvimento trabalha com a criação dos produtos, definições de padrões, base técnica e documentacional das linhas de produtos que, quando finalizados, são passados para o setor de engenharia, responsável pela customização de acordo com a necessidade de cada cliente. O PDM nos ajuda a manter as duas partes organizadas e com o fluxo de trabalho em dia”, complementa Josias.  

Em 2018, foi instalado o SOLIDWORKS Composer, para sanar a dificuldade que existia na geração de imagens para manuais e instruções técnicas de montagem. “Com a implantação dessa nova ferramenta, tivemos um ganho em torno de 60% no tempo de criação de imagens para arquivos técnicos, e a qualidade das imagens hoje são muito melhores. Agora é possível criar uma imagem com algumas peças em transparência dando destaque para um único componente, auxiliando tanto nos documentos internos como nos documentos externos para clientes” comenta Marcel Mingoti, Gerente de Desenvolvimento. 

Cada uma das ferramentas consegue auxiliar a VULKAN a otimizar seus processos: o SOLIDWORKS CAD 3D na parte CAD, o SOLIDWORKS PDM para gerenciar todos os projetos de forma automática e o SOLIDWORKS Composer para geração de material gráfico interno e externo.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui