domingo, 28 de abril, 2024
Início Webinar Entenda com o especialista: como a performance do equipamento impacta a eficiência...

Entenda com o especialista: como a performance do equipamento impacta a eficiência do seu processo?

0
Imagem contendo o título do webinar, horário e data, além da foto do palestrante Danilo Vieira.

No cenário atual, em que empresas são pressionadas a ser cada vez mais produtivas, existe uma dificuldade em mensurar suas capacidades produtivas, bem como as perdas relacionadas à utilização de seus equipamentos. Isso acontece porque nem todas as organizações têm ciência de como os indicadores que compõem o OEE são importantes para identificar essas perdas, ou, também, por conhecerem pouco o conceito, acabam não utilizando e deixando passar as informações coletadas.

Pensando neste problema recorrente entre as indústrias, vamos falar sobre a performance do equipamento no Entenda com o Especialista que ocorreu no dia 03/11, 9h. O principal objetivo é que você entenda melhor sobre esse indicador e aplique planos de ações para melhorá-lo, aumentando a eficiência do seu processo.

Quantas peças ou itens o seu equipamento consegue entregar durante 1 hora de produção? Será que o tempo de ciclo está dentro do esperado? Qual é a performance do equipamento no primeiro turno? E no segundo? Essas são algumas perguntas que o SYNECO, solução de gestão MES da SKA, consegue te responder quando o assunto é performance. Você não conseguiu participar? Não se preocupe. No final deste artigo, você confere o material na íntegra!

O que você vai conferir:

Como o indicador de performance impacta o processo produtivo?

A utilização dos indicadores de desempenho é frequente no ambiente empresarial, se tornando peça crucial para as análises da eficiência do processo produtivo. Os webinars sobre MES da SKA são construídos baseados nestes indicadores, com o objetivo de esclarecer o conceito e facilitar a melhoria contínua dos processos. Desta vez, será abordado o indicador de performance.

O indicador de performance é responsável pela medição da eficiência do equipamento enquanto ele está em produção.

Imagine o seguinte cenário:

– Um item que você produz só pode ser feito em um único centro de usinagem, e você precisa entregar 25 peças desse item nas próximas 2 horas.

– O tempo de ciclo desse item é de 4 minutos quando o centro de usinagem está trabalhando em perfeitas condições.

– A produção foi iniciada e o centro de usinagem não parou por nenhum momento. Porém, após as 2 horas de produção, só 22 peças haviam sido usinadas.

– Faltaram 3 peças e o indicador de performance foi de 88% para aquela produção. Ou seja, a máquina levou mais tempo para produzir do que o tempo que foi planejado e não conseguiu entregar as 25 peças.

Hoje é questão de sobrevivência, em um ambiente tão competitivo para as empresas, ter informações como essas sobre os equipamentos. É necessário saber qual é a real produtividade do processo, para que caso os objetivos esperados sejam atendidos, e, também, para que se torne possível identificar causas de problemas e propor as ações de melhoria contínua. É de fundamental importância saber que os indicadores de desempenho são conceitos que exprimem aspectos importantes da realidade produtiva.

Sobre o especialista

Formado em Engenharia de Produção, Danilo Vieira possui mais de 2 anos de experiência em chão de fábrica, atuando em áreas de Engenharia e manufatura. Suas principais atividades são aplicações e acompanhamento dos projetos pilotos do SYNECO, sistema MES da SKA, assim como apresentações direcionadas, treinamentos, suportando o time comercial como pré-vendas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui