segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Institucional Engenharia 360: como chegar neste nível de conexão 

Engenharia 360: como chegar neste nível de conexão 

0
engenharia-360-como-chegar-neste-nivel-de-conexao 

Quando você lê o termo “Engenharia 360”, talvez idealize algo relacionado a uma análise de todos os pontos da fabricação, como se estivesse centralizado observando os seus processos. Bom, de certa forma, não deixa de ser um dos pontos cruciais do processo de aplicação deste conceito. 

Então, qual a definição de “Engenharia 360”? 

O objetivo de uma Engenharia 360 é conectar o máximo de etapas produtivas possíveis, tornando as integrações entre as diversas áreas de uma empresa automatizadas, sempre buscando um fluxo de fabricação de alta performance e evitando interrupções desnecessárias. 

Aplicar este conceito de forma global na fábrica é uma missão complexa. Porém, as empresas tendem a compreender (seja em logística, lead time ou tempo de produção) o que essas integrações podem proporcionar. 

Contaremos com o apoio dos nossos clientes Mesal e Rossetti para evidenciar 2 trajetórias de evolução diferentes utilizando o conceito da Engenharia 360. Esses depoimentos foram realizados durante a participação deles na edição de 2022 do maior evento de indústria 4.0 do Brasil, também conhecido como SKA Connect

Mesal e a construção constante 

Que a parceria entre SKA e Mesal é algo antigo e sólido, não há dúvidas. Afinal, a Mesal possui nosso logotipo estampado em seu uniforme, junto de outros dos seus principais fornecedores. Esse detalhe singelo demonstra a grande parceria que de fato existe entre as empresas, envolvendo soluções e o suporte 

Destacado pelo coordenador da Engenharia de processos da empresa, Jonathan Dendena, os riscos durante a implantação ou atualização de um software sempre existem, mas, se forem feitos com cuidado, podem discorrer com tranquilidade. 

Um passo de cada vez, a empresa gaúcha foi completando cada etapa desse do ciclo de integração entre os processos, até que ele se tornasse fluído e integrado. Após atingirem esse equilíbrio, foi possível notar uma redução de 270h por mês no processo de fabricação utilizando as soluções integradas da SKA. 

Com a utilização das soluções SOLIDWORKS CAD 3D e SOLIDWORKS PDM, é possível observar uma economia de 80h, além de 190h de cadastros de estruturas. Já com o MES, existe uma economia de 176h em apontamentos manuais. Com nossas ferramentas CAM, EDGECAM e Lantek, houve um ganho significativo em gestão e na padronização de processos. 

Acompanhe no vídeo abaixo o relato do palestrante Jonathan Dendena sobre o uso das ferramentas em conjunto:  

De Betim (MG) à Guarulhos (SP) em segundos: como a Rossetti alcançou esse feito 

Indo além do nosso ambiente de trabalho, muito devido aos serviços on demand, como streamings, aplicativos de transporte ou comida, começamos a ter uma necessidade de imediatismo nas nossas atividades, sejam elas de lazer ou compromissos.

Porém, o lugar em que acaba sendo mais tangível esse comportamento é, novamente, nas nossas ações de trabalho. Afinal, o objetivo é aumentar a performance hoje e não daqui a um mês, além de querermos resultados melhores em nossas entregas e na qualidade delas. A questão chave para a Rossetti foi ir na contramão disso. 

A empresa, por meio de análises internas e relatos operacionais, notou que um dos seus gargalos de processo era a homogeneização dos projetos e a comunicação entra suas filiais, e viram na Plataforma 3DEXPERIENCE uma forma de superar esse cenário. Aproveitando que seu time de Engenharia já estava adaptado ao uso das ferramentas do SOLIDWORKS e lida com projetos específicos, usou desses pontos como alavanca para adesão da ferramenta. 

Usando a solução Enovia para melhorar o processo de desenvolvimento de produto e Delmia para organizar melhor os recursos que deveriam obter para produzir determinado lote, observaram, aos poucos, o processo produtivo se transformando em algo unificado dentro da empresa.  

Você acha que eles vão parar por aí? Não mesmo! Notando outros pontos que podem ser melhorados, eles já estão partindo para novas empreitadas. Junto da SKA, está sendo realizada a implantação do software SYNECO, que, para além de medir os importantes indicadores OEE, possui recursos essenciais para uma indústria conectada, tendo o módulo Paperless como melhor exemplo disso e um dos motivos de interesse da Rossetti na ferramenta! 

Acompanhe aqui o relato do palestrante Ronaldo Toledo sobre como as soluções integradas melhoram o fluxo de trabalho da Rossetti: 

Gostou desses novos relatos dos palestrantes do painel de Engenharia 360 do SKA Connect 2022? E você viu nosso post sobre o primeiro painel? Veja aqui nesse link! 

As soluções te interessaram? Entre em contato com a SKA pelo e-mail [email protected] e vamos conversar melhor sobre isso! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui