segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Institucional CPTI da PUC Rio utiliza SOLIDWORKS para desenvolvimento de projetos de pesquisa 

CPTI da PUC Rio utiliza SOLIDWORKS para desenvolvimento de projetos de pesquisa 

0
A imagem mostra duas pessoas no laboratório do centro de pesquisa

O Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção – CPTI –, localizado no Centro de Estudos em Telecomunicação da PUC-Rio – CETUC -, passa a utilizar licenças SOLIDWORKS fornecidas pela SKA para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. O CPTI já utilizava a solução desde 2015 e, desde setembro deste ano, passa a contar com o apoio da equipe dedicada à área educacional da SKA, única revenda da América Latina com equipe especializada ao atendimento voltado ao ambiente acadêmico. 

Um dos diferenciais da SKA é justamente a sua estrutura, que possui uma equipe exclusivamente voltada para a área educacional. Desta forma, a equipe consegue compreender as necessidades da instituição de ensino, grupo de pesquisa ou pesquisador individual; indicar quais são as melhores soluções e garantir condições especiais. 

Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção 

O CPTI desenvolve estudos sobre novas tecnologias de inspeção e ensaios não destrutivos utilizando ultrassom, correntes parasitas e métodos magnéticos além de desenvolvimento de software e hardware embarcados, desenvolvimento de sensores e projeto de equipamentos de monitoramento remoto. 

Criado em parceria com a Petrobras, o CPTI já deu origem a diversos tipos de PIGs instrumentados, equipamentos capazes de inspecionar dutos de óleo e gás para localizar e medir defeitos. 

O engenheiro mecânico projetista Guttemberg Coelho da Silva, afirma que a utilização de uma ferramenta CAD 3D como o SOLIDWORKS proporciona aos alunos terem uma visão espacial com raciocínio rápido e garante maior agilidade na solução mecânica, além de esta ser uma ferramenta simples, porém, robusta. 

“Como profissional que utiliza o software desde 2003, posso afirmar que, principalmente para os alunos de Mecânica, seja do ensino médio ou de graduação, o SOLIDWORKS é uma ferramenta muito potente e que agrega muito ao desenvolvimento da carreira”, afirma Guttemberg Coelho da Silva. 

Quer saber mais sobre os diferenciais da equipe educacional da SKA? Acesse o site e confira. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui