sábado, 20 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Como codificar os itens na lista de engenharia (EBOM)

Como codificar os itens na lista de engenharia (EBOM)

0

Introdução

Em todas as empresas, é necessário realizar a codificações de itens que compõem a estrutura de produtos. Como já passamos pelo tema Como Trabalhar com Lista de Engenharia (EBOM), as estruturas de produtos não terminam na lista que é gerada no sistema CAD. O tratamento da estrutura que surge é apenas o início de toda a cadeia de gestão de uma estrutura de produto.

Visão EBOM codificado

No tema destacado na introdução deste post, mostramos a importância de se trabalhar com a Lista de Engenharia (EBOM) e de não serem criadas integrações com diversos sistemas e documentos soltos e perdidos. Sua empresa pode realizar 90% das operações dentro de um único sistema, única interface e sem a necessidade de realizar integrações prévias para gerir uma lista de engenharia confiável.

O sistema PLM controla não só a BOM gerada pelo sistema CAD, como também gera, por meio da BOM, itens que não foram necessários desenhar ou pensar no momento do desenvolvimento do projeto. Assim como a realização da codificação dos itens da estrutura, são ações que precisam ser realizadas após o desenvolvimento dos itens que compõem o projeto.

Em muitos casos, é necessário pensar em alguns momentos de codificação. Existem os casos em que é necessário a codificação para protótipo (que não é o código do produto final), assim como também existem casos que exigem o código da engenharia (que também não é o código do produto final) que ficará armazenado no ERP da empresa.

Toda a gestão do projeto, em sua concepção, exige total controle não só da Engenharia, mas dos departamentos que se envolvem diretamente com o desenvolvimento do produto. Lembrando sempre que o produto, estando em fase de desenvolvimento, não é o produto final, físico, comercializado. Mas isso não quer dizer que este projeto não precise de gestão.

Na fase de desenvolvimento, todos os itens de Engenharia passam por diversas alterações, revisões, trocas de ideias, exigindo, assim, um controle maior no planejamento do desenvolvimento do produto. Este é o momento não do operacional, mas do planejamento. Por este motivo, de uma maneira mais sistêmica e totalmente confiável, no PLM é possível realizar toda a gestão necessária para a codificação e lista da Engenharia conforme necessidade real, sempre visando o produto final que será produzido.

Plataforma 3DEXPERIENCE

A Plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes® oferece a possibilidade de você iniciar do básico (PDM) até chegar a níveis mais avançados, interligando disciplinas em um mesmo ambiente de trabalho. Este sistema é totalmente modularizado, onde você poderá evoluir seu sistemas a passos de acordo com o que desejar.

Codificação de arquivos

Hoje, muitas empresas ainda estão totalmente amarradas ao nome dos arquivos. Quando entramos no assunto sobre codificação de itens, existem muitas variáveis que precisamos analisar com muito cuidado, pois um sistema PLM tratará do seu produto digitalmente, enquanto o ERP, fisicamente.

Conforme descrito no tema destacado na introdução deste post, um arquivo na Plataforma 3DEXPERIENCE passa a ser reconhecido como um objeto Physical Product, compondo a estrutura de produto e, assim, tornando-o um item de engenharia.

A necessidade de codificação de um item final tem que estar totalmente alinhada com o ERP. O código de um item do produto é como se fosse o CPF daquele item. Muitas pessoas ainda ficam “amarradas” a o nome do arquivo, pois, antes de ter um sistema, a única maneira de encontrar e gerir um arquivo seria pelo nome daquele documento.

Quando a empresa passa a utilizar a Plataforma 3DEXPERIENCE como sistema PLM, o nome já não é uma informação de extrema importância. A partir do momento em que um objeto é enviado para a Plataforma, este sistema passa a indexar todas as informações necessárias do objeto, dando ao usuário a possibilidade de pesquisar e integrar este objeto a partir de qualquer propriedade que exista neste item.

Nomenclatura Automática

Na Plataforma 3DEXPERIENCE, é possível configurar o nome do arquivo gerado lá no sistema CAD de acordo com uma fórmula padrão para os itens gerados. Desta maneira, podemos bloquear que usuários criem nomes desnecessariamente ou que não façam sentido com o que diz respeito ao modelo elaborado.

Sendo assim, construindo a nomenclatura do objeto na Plataforma 3DEXPERIENCE, ao salvar um arquivo no sistema CAD, o nome do arquivo seguirá obrigatoriamente a sequência configurada.

Codificação

No ambiente de configuração da Plataforma 3DEXPERIENCE é possível construir a codificação de acordo com alguns critérios que o administrador poderá construir da maneira que for necessária. A construção do código pode ser realizada de acordo com alguns tipos de campos, sendo eles Texto fixo, Texto livre, Atributo, Contador automático.

  • Texto fixo: Espaço destinado a um texto pré-definido pelo administrador;
  • Texto livre: Espaço destinado a um texto que o usuário escreverá;
  • Atributo: Atributos configurados pelo administrador serão concatenados ao código;
  • Contador automático: Espaço destinado a um contador automático com a quantidade de dígitos designado pelo administrador;

Com a codificação já configurada pelo administrador do sistema de acordo com as regras de negócio da empresa, é possível os usuários desfrutarem da estrutura de códigos disponíveis para os objetos itens de engenharia que compõem a estrutura de produto.

Regra de Negócio aplicada somente para exemplo

Conclusão

Todas as tratativas realizadas em um único sistema, todo o processo se torna mais rápido, fácil e confiável para garantir a integridade do produto da sua empresa, desde a parte estratégica da concepção do produto (PLM) até chegar na parte operacional (ERP).

Com a Plataforma 3DEXPERIENCE sua engenharia poderá alcançar performance em toda a equipe. Tarefas que antes precisariam de 3 ou 4 passos para ser realizado, com pessoas diferentes, em salas diferentes ou até mesmo setores diferentes, agora é possível em uma única tela tratar e gerenciar de fato sua estrutura de produto.

A sua estrutura de produto não ficará somente com as possibilidades apresentadas neste post. A Plataforma 3DEXPERIENCE disponibiliza diversas tratativas para sua lista de produto. Sinta-se à vontade para conversar com a equipe da SKA para conversarmos sobre essa e diversas outras possibilidades para sua empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui