quarta-feira, 24 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Como balancear a demanda com a capacidade efetiva da fábrica?

Como balancear a demanda com a capacidade efetiva da fábrica?

0

Lucas Moreira
Gestão de Projetos na SKA

A complexa tarefa de gerenciar a capacidade da fábrica para atender a demanda do mercado ocorre com frequência nos mais diversos segmentos da indústria e causa mal-estar em muitos profissionais da área.

Isto ocorre pois a desarmonia entre os dois fatores pode trazer sérios prejuízos econômicos já que essa atividade tem impacto nos investimentos e nos custos operacionais. É necessário equilibrar o dimensionamento dos recursos (investimento em instalações, máquinas, mão-de-obra etc.) com o comportamento da demanda (oscilação, sazonalidade, expectativas dos clientes etc.).

Conseguir atingir o equilíbrio entre o que você precisa fabricar em relação a sua capacidade de entrega é imprescindível para garantir o atendimento ao prazo de entrega e a satisfação do seu cliente. Além, é claro, de evitar as perdas com multa de contratos por atraso.

Neste artigo veremos como o APS DELMIA Ortems pode ajudar você a distribuir a carga das demandas dos clientes nos recursos disponíveis na fábrica considerando sua capacidade efetiva.

O Ortems permite que você configure o indicador de carga das máquinas para que seja rápido e fácil identificar as sobrecargas dos equipamentos no Gantt.

Clicando em uma sobrecarga é possível visualizar qual ordem está sobrecarregando este recurso e filtrá-la para analisar as alternativas.

O Ortems permite que o usuário tenha o total controle do planejamento e altere manualmente a ordem para outro dia que a máquina tenha capacidade para atender a demanda.

Ou você pode configurar os parâmetros para o balanceamento de carga nas máquinas e definir o horizonte para o nivelamento automático pelo Ortems:

Além disso, é possível utilizar de alternativas na simulação como por exemplo, definição de horas extras para buscar cenários diferentes e aumentar suas alternativas para a tomada de decisão.

Para saber mais sobre novas tecnologias e estar conectado a indústria 4.0 para aumentar a eficiência dos processos e a produtividade da sua fábrica, fique ligado no nosso blog. E para saber mias sobre o Delmia Ortems, preencha o formulário abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui