sexta-feira, 19 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Capacidades de gestão para a Engenharia: por que utilizar uma ferramenta em...

Capacidades de gestão para a Engenharia: por que utilizar uma ferramenta em nuvem?

0

Por Vinícius de Oliveira, engenheiro de aplicações

Quando abordamos o termo “gestão” durante uma conversa de teor técnico, a reação das pessoas que estão nos ouvindo varia conforme o cargo que cada uma delas ocupa dentro da empresa que estamos visitando. O gestor da Engenharia pode relacionar o termo com a gestão de todos os projetos que estão em desenvolvimento, enquanto o projetista/engenheiro pode relacionar a expressão com a gestão de revisões dos projetos em que está trabalhando.

E é neste ponto que a Plataforma 3DEXPERIENCE entra em ação, atendendo às necessidades de todos os envolvidos no processo de desenvolvimento de produtos da empresa. Como já falamos em outras ocasiões, a ferramenta funciona a partir de aplicativos dedicados a cada uma destas tarefas, contando com ferramentas para a gestão e controle de revisões, gestão de projetos e de tarefas, entre outros.

Um dos principais anseios de um gestor de Engenharia é ter acesso aos indicadores mais relevantes de cada projeto. Por exemplo: porcentual geral de desenvolvimento, atividades que estão atrasadas ou já realizadas, indicadores orçamentários (real versus planejado), matrizes de riscos e oportunidades, atas eletrônicas de reuniões, entre outras.

E se, além disso, ainda fosse possível receber dos projetistas todos os entregáveis de uma determinada atividade e os indicadores fossem atualizados automaticamente? Tudo isto é possível utilizando um aplicativo dedicado da Plataforma 3DEXPERIENCE, baseado nas metodologias de gestão de projetos.

A Plataforma 3DEXPERIENCE ainda conta com aplicativos que auxiliam o dia a dia do projetista no quesito gestão. Contando com um aplicativo específico, o projetista pode acessar as revisões já criadas e suas descrições ou, se necessário, criar revisões de um determinado componente ou montagem e, com isso, ter acesso completo ao legado da empresa. Além disso, o projetista conta com ferramentas que auxiliam no controle de todas as suas atividades, baseadas na metodologia Kanban.

Utilizando estes e outros recursos presentes na Plataforma 3DEXPERIENCE, a empresa avança de forma significativa na redução de custos, por gerir seus recursos de forma inteligente e eficaz, além de evitar retrabalhos e desperdícios de matéria-prima, tudo isso devido à falta de gestão.

Ficou com alguma dúvida? Que tal descobrir se a sua empresa pode se beneficiar com uma solução em nuvem? Entre em contato pelo formulário abaixo e fale diretamente com a nossa equipe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui