sexta-feira, 29 de março, 2024
Início Artigos técnicos Como a realidade virtual revoluciona a maneira que as empresas desenvolvem e...

Como a realidade virtual revoluciona a maneira que as empresas desenvolvem e promovem seus produtos

0

Por Vinícius de Oliveira

Todos sabemos quão robusta e completa é a família SOLIDWORKS, atendendo às mais diferentes empresas e contando com soluções de alto desempenho para cada um dos seus processos de desenvolvimento.

As soluções vão desde o processo de desenvolvimento, passando pela etapa de validações numéricas, criação de material de apoio para a área produtiva e, até mesmo, criação de conteúdos para a equipe de Marketing e manuais técnicos.

Mas o foco deste artigo é, justamente, a ferramenta utilizada na etapa de desenvolvimento de produtos – ferramenta, esta, que está no mercado desde o século passado e é amplamente difundida nas mais diferentes indústrias ao redor do mundo, o SOLIDWORKS CAD.

Para aqueles que não conhecem o significado, a sigla CAD vem do inglês Computer Aided Design e é traduzida para o português como “desenho assistido por computador”.

Sobre as mais diferentes áreas de atuação, podemos citar alguns exemplos de indústrias, como moveleira, calçadista, de máquinas e equipamentos, implementos agrícolas e rodoviários, automotiva e de transporte, naval, aeronáutica, entre tantas outras. Mas, além da utilização do SOLIDWORKS CAD, essas empresas possuem outro ponto em comum: o anseio de que seus clientes possuam experiências únicas e inovadoras com seus produtos.

Seguindo essa tendência mundial, o SOLIDWORKS CAD ganhou um aliado que promete revolucionar a forma com que as empresas interagem com os seus clientes e colaboradores. Este aliado já é bem conhecido na área dos games, e tem como seu principal intuito fornecer ao jogador uma imersão no jogo, fazendo com que a experiência virtual se aproxime ao máximo da realidade.

Sim, nós estamos falando dos tão famosos e já consagrados óculos de realidade virtual (ou VR, do inglês Virtual Reality). Um bom exemplo é o modelo que utilizamos na SKA, o HTC Vive PRO, que podemos ver na imagem abaixo.

Nesse momento, podem surgir algumas dúvidas, como: qual o real benefício para uma empresa ao adquirir um destes aparelhos? Isso realmente funciona? Ou, até mesmo: quanto tempo vou precisar para que a utilização compense o valor pago?

Mas vamos imaginar a seguinte situação:

Uma determinada empresa produz equipamentos industriais e tem como métrica produzir produtos padrão, facilitando o controle de toda a Engenharia. Mas um grande cliente solicitou o desenvolvimento de um equipamento customizado, que a empresa não está familiarizada a desenvolver. A partir deste ponto, alguns problemas começam a ser levantados, e o principal deles é: qual o custo para produzir este material?

Com todas as problemáticas envolvidas, uma excelente saída seria a utilização dos óculos de realidade virtual ainda durante o processo de desenvolvimento deste novo produto. Desta forma, logo após a etapa de projeto ser concluída no SOLIDWORKS CAD, é possível visitar o cliente e mostrar a ele, em escala real, o produto customizado, utilizando o óculos VR. Com isso, a empresa não gasta tempo e dinheiro sem que, antes, o cliente aprove o produto.

Outros bons exemplos de como a parceria entre o SOLIDWORKS CAD e os óculos VR podem elevar o nível de experiência do consumidor são em feiras industriais, que voltaram a acontecer de forma presencial neste ano. Outra situação em que a realidade virtual pode auxiliar a Engenharia é quando o produto é grande demais. Por exemplo, uma linha de processamento de alimentos ou de estocagem de grãos, em que precisaríamos do espaço de um campo de futebol para poder montar estes equipamentos.

Para ambas as situações, a empresa teria o custo de transporte dos equipamentos, montagem, aluguel do espaço para mostra do produto, entre outros custos envolvidos. Tudo isto é resolvido de forma eficiente para a empresa e inovadora para o cliente com a união destas duas tecnologias que se aprimoram a cada ano, SOLIDWORKS CAD e óculos VR.

A cada dia que passa, novas tecnologias são desenvolvidas para facilitar e tornar mais atrativa a vida de todos nós. Por que não utilizar estas inovações na indústria? Todos saem ganhando: as empresas, por conseguirem melhorar ainda mais os seus métodos produtivos e desenvolverem produtos de maior qualidade, enquanto encantam e fidelizam ainda mais os seus clientes, que, por sua vez, passam por experiências únicas e se destacam diante dos seus concorrentes.

Abaixo, você confere um vídeo exemplificando a utilização de óculos de realidade virtual no âmbito industrial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui