quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Capacidades de colaboração: por que utilizar uma ferramenta em nuvem?

Capacidades de colaboração: por que utilizar uma ferramenta em nuvem?

0

Por Vinícius de Oliveira, engenheiro de aplicações da SKA

Como já vimos em artigos anteriores, a Plataforma 3DEXPERIENCE é uma solução completa para empresas que buscam uma ferramenta para fazer toda a gestão do ciclo de vida de seus produtos. Atualmente, sabemos que a comunicação entre todos os setores e colaboradores de forma ágil e efetiva é a principal – senão, a única – forma de alcançar os seus resultados de maneira assertiva.

Por isso, um ambiente colaborativo em que todas as áreas interajam deve atender todas as regras de negócio da empresa, além de estar sempre seguindo as principais tendências que as maiores e mais influentes companhias do mundo seguem.

Ao visitar uma empresa em que geralmente evidenciamos problemas na colaboração entre as áreas, geralmente fazemos uma pergunta bem simples: como acontece o processo de solicitação de alteração de um produto corrente ou o desenvolvimento de um novo produto?

Geralmente, as repostas que obtemos são “de maneira informal, por ligação ou utilizando o WhatsApp“, ou, ainda, “controlamos com uma planilha do Excel“.

Isso evidencia uma grave falha de padronização dos métodos como as áreas se comunicam, além de gerar um problema maior ainda, que é a falta de rastreamento dos motivos pelos quais os problemas aconteceram.

Para solucionar estes contratempos, a Plataforma 3DEXPERIENCE conta com alguns aplicativos que auxiliam muito a colaboração entre as áreas da empresa. Um bom exemplo disto é a ferramenta para criar sugestões de melhorias de um determinado produto.

Além disto, algumas outras funcionalidades também chamam a atenção, como, por exemplo: apontar diretamente o 3D em que a alteração deve ser feita, indicar uma possível solução, anexar documentos, entre outras, fazendo com que a comunicação ocorra da forma mais assertiva possível.

Outra funcionalidade presente na Plataforma auxilia na troca de ideias entre os diferentes colaboradores conectados, gerando, assim, um verdadeiro ambiente de brainstorming para a criação de novos produtos, pesquisas, entres outras opções, como vemos no vídeo abaixo.

Desta forma, a empresa melhora de forma significativa tanto a comunicação quanto a colaboração entre suas diferentes áreas, além de criar a possibilidade de padronização dos seus métodos de apontamento de melhorias e acesso total ao legado da empresa.

Quer saber mais? Confira outros conteúdos voltados para soluções integradoras:

Inovação e resposta ao mercado: por que utilizar uma ferramenta em nuvem?

Capacidades de gestão para a Engenharia: por que utilizar uma ferramenta em nuvem?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui