segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Produtos Veja o que há de novo no SOLIDWORKS Simulation 2023

Veja o que há de novo no SOLIDWORKS Simulation 2023

0
imagem ilustrativa da tela do software SOLIDWORKS Simulation 2023.

Todos os anos, a equipe de desenvolvimento trabalha arduamente para refinar e aprimorar o SOLIDWORKS Simulation com o objetivo de melhorar sua eficiência e precisão. E o lançamento deste ano não é diferente, pois o SOLIDWORKS Simulation 2023 possui três grandes aprimoramentos que facilitarão seu trabalho!

1 – Novo algoritmo para “corpos sub-restritos”

Evite erros de configuração antes de executar a simulação para obter resultados mais rápidos

Todos nós já passamos por situações em que, ao invés de resolver nossos modelos de simulação, o software nos dá uma mensagem dizendo que nosso modelo é instável. Para que a análise resolva o modelo de simulação é necessário corrigir as instabilidades, que são causadas por componentes ou corpos que se movem livremente, ou sem restrições. No entanto, como você pode saber de quais componentes as instabilidades estão vindo?

Aqui está o seu primeiro grande ganho de produtividade. A novidade no SOLIDWORKS Simulation 2023, é que você pode usar o algoritmo “Corpos sub-restritos” para localizar rapidamente os culpados. Este novo algoritmo permite calcular e exibir rapidamente todas as condições de liberdade dos componentes instáveis. Ao visualizar quais componentes estão passando por movimento de corpo rígido, você pode corrigir os problemas aplicando as condições de contorno corretas ou definindo as interações de contato adequadas.

Qual é a diferença entre o antigo e o novo recurso Corpos sub-restritos? O novo algoritmo usa a Decomposição de Valor Singular (SVD) para resolver uma matriz de rigidez reduzida, enquanto o método antigo usa a tradicional decomposição Inferior Superior (LU) para resolver a grande matriz de rigidez original. Como resultado, a decomposição SVD executa ordens de magnitude mais rapidamente.

Além disso, o novo Corpos sub-restritos leva em conta as interações de contato, enquanto o antigo método só pode levar em conta as interações vinculadas. Da mesma forma, o novo algoritmo avalia todos os tipos de conectores, enquanto o método antigo não era capaz de levar em conta os conectores. Por fim, a animação no novo recurso pode exibir movimento em direções oblíquas, enquanto o método antigo só podia exibir movimento nas direções globais. O que isso significa é que, com o novo recurso Corpos sub-restritos, você pode detectar modos de corpo rígido para qualquer modelo de simulação e visualizar seus movimentos em direções precisas.

Este novo padrão de operação facilitará sua vida.

2 – Controle de rigidez de penalidade para contato

Economize tempo obtendo uma convergência mais rápida

Obter resultados de simulação agora é mais rápido do que nunca com um novo recurso chamado Recurso de Fator de Escala de Rigidez de Penalidade de Contato. Este novo recurso controla a rigidez de penalidade de contato em nível global, permitindo que você especifique a rigidez de penalidade entre 0,01 e 1. Ao controlar o fator de rigidez, você pode relaxar ou aumentar a taxa de convergência. Baixo fator de rigidez significa convergência mais rápida e resultados mais aproximados, enquanto alto fator de rigidez significa convergência mais lenta e resultados mais precisos.

Com o novo fator de escala de rigidez de penalidade de contato, você pode obter uma solução aproximada mais rapidamente relaxando a rigidez de penalidade de contato em estudos estáticos lineares. 

3 – Processamento baseado em função

Resolva estudos de flambagem de frequência mais rapidamente

Você deve saber que, nos últimos anos, a equipe do SOLIDWORKS Simulation trabalhou em estreita colaboração com a equipe do SIMULIA. SIMULIA é nossa marca irmã para simulação e é conhecida por sua tecnologia de ponta para resolver simulações altamente complexas. Como resultado, o SOLIDWORKS Simulation se beneficiou da tecnologia de ponta em muitas áreas, como interações de contato, solvers, conectores e muito mais. Em termos de atualizações do Solver, introduzimos o processamento baseado em função.

O processamento baseado em função substituiu o processamento baseado em arquivo para transferir dados de rigidez para o Solver. O benefício dessa substituição é um melhor desempenho do software, onde o tempo total da solução é bastante reduzido. Como muitos de nossos recursos, iniciamos esse processo para estudos de simulação estática. No SOLIDWORKS Simulation 2023, o processamento baseado em função é estendido para estudos de frequência e flambagem e para estudos estáticos lineares que incluem interações na superfície e definições de parede virtual. Se você usar o SOLIDWORKS Simulation 2023, e eu recomendo que o faça, notará que as melhorias de desempenho são mais significativas com a malha de qualidade de rascunho.

No SOLIDWORKS Simulation 2023, as melhorias de desempenho do Solver são mais significativas com malha de qualidade de rascunho.

A última versão do SOLIDWORKS Simulation oferece outra rodada de avanços inovadores que tornam seu trabalho mais fácil e produtivo. Aqui você aprendeu sobre alguns dos meus novos recursos favoritos, mas há mais!

SOLIDWORKS Simulation 2023 você encontra na SKA

Entre em contato com seu representante SKA para obter uma demonstração e saber mais sobre toda a gama de recursos do SOLIDWORKS Simulation e como eles beneficiam você e sua empresa.

Fonte: Texto originalmente escrito por Dassault Systems (https://blogs.solidworks.com/solidworksblog/2022/10/whats-new-in-solidworks-simulation-2023.html) e adaptado pela SKA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui