quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Uma plataforma, todas as disciplinas

Uma plataforma, todas as disciplinas

0

 

Por Alexandre Mayer,
Comercial na SKA

 

 

Até este momento, muito pouco explorei a respeito da tecnologia utilizada nos projetos passados, os quais serviram de base para discorrer sobre as disciplinas de manufatura digital destacas nos últimos artigos. A não exposição da tecnologia foi proposital, tendo em vista que o Digital Manufacturing independe de tecnologia, pois é um conceito. Contudo, a utilização de uma tecnologia high end como o DELMIA, consolidada em diversos segmentos da indústria, faz toda a diferença, já que sua abrangência o torna completo e perfeito para qualquer área de atuação e porte.
 
DELMIA é uma marca que compõe o portfólio de produtos da gigante francesa Dassault Systèmes, líder mundial em tecnologia para gestão do ciclo de vida do produto (PLM). Hoje a Dassault sustenta seu portfólio de produtos apoiado na Plataforma 3DEXPERIENCE, conectando diferentes processos de negócio em uma única plataforma, agregando marcas como SOLIDWORKS, Catia, ENOVIA, Simulia e o próprio DELMIA. Porém, nem sempre foi assim.
Quando entrei no universo da Manufatura Digital e iniciei os primeiros projetos, estudando e conhecendo melhor o DELMIA, percebi que a Dassault Systèmes baseava sua proposta de tecnologia em Hubs. Basicamente existiam dois Hubs: Engenharia e Manufatura. O Hub de engenharia apoiava-se na ferramenta de CAD 3D Catia e no PLM ENOVIA e o de manufatura justamente no DELMIA. Naquela época, havia um produto DELMIA para cada disciplina:
DELMIA Process Engineer – Planejamento do Processo
DELMIA Process Manufacturing – Processo de Manufatura
DELMIA Human – Ergonomia
DELMIA Robotics – Programação Offline de Robôs
DELMIA Quest – Simulação do Fluxo de Fábrica e de Abastecimento
 
Tendo em seu DNA a evolução constante, em 2012 a Dassault Systèmes apresentou para o mercado a plataforma 3DEXPERIENCE, unificando em uma única tecnologia os antigos Hubs de engenharia e manufatura. A partir deste momento, a gestão dos processos de desenvolvimento e de execução estavam disponíveis em uma plataforma de negócios única, possibilitando a aplicação prática da continuidade digital a partir da centralização e da colaboração das informações de um determinado produto ou de um portfólio de produtos. 
Na prática, o 3DEXPERIENCE concentra e conecta desde a análise da concepção de um novo produto a partir do marketing, passando pela engenharia de produto e o respectivo desenvolvimento até chegar na operacionalização da manufatura pela engenharia de processos e engenharia industrial.
Assim, o DELMIA também evoluiu e hoje dentro da 3DEXPERIENCE continua abordando todas as disciplinas que compõe a Manufatura Digital, atuando em conjunto com as outras aplicações disponíveis na plataforma, facilitando a troca de informações entre engenharias de produto, processo e industrial. Não poderia deixar de comentar que dentro da 3DEXPERIENCE, as disciplinas de manufatura são tratadas como perfis, ou seja, cada usuário atua em um determinado processo de negócio ou em um conjunto de processos, agregando suas características em um perfil específico, chamado de Role. Ao todo são 78 roles específicos para a Manufatura Digital, entre eles:
 
Process Planner e Process Engineer – Planejamento do Processo
Ergonomics Specialist – Ergonomia
Robotics Engineer – Programação Offline de Robôs
Industrial Engineer – Simulação do Fluxo de Fábrica e de Abastecimento
Desta forma, como o próprio título deste artigo aponta, a plataforma 3DEXERIENCE é única e tem a capacidade de agregar não só as disciplinas da Manufatura Digital, como também a continuidade digital entre os departamentos, permitindo o desenvolvimento, o gerenciamento, a execução e a colaboração entre todos os processos de negócios existentes em uma corporação. 
 

A SKA auxilia empresas a embarcarem no conceito da indústria 4.0, tornando seus processos mais otimizados, através de soluções líderes de mercado. Quer trazer esta inovação para sua empresa também? Fale conosco através do [email protected], ou preencha o formulário abaixo:

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui