segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Institucional SKA realiza Go Live de projeto com a FortLine

SKA realiza Go Live de projeto com a FortLine

0
Foto da solenidade de entrega do projeto de go live SKA e FortLine.

Assertividade, redução de tempo e unificação da informação. Foi com essa expectativa de futuro que a empresa FortLine, grupo do ramo moveleiro da Operis, procurou a SKA como parceira para esta transformação. A solenidade de entrega do projeto que envolve as soluções SOLIDWORKS CAD 3D, SOLIDWORKS PDM e SKA Connector, aconteceu nesta terça-feira, dia 18 de outubro, na sede do grupo Operis, em São Simão/SP. Estiveram presentes representantes da diretoria da empresa e as equipes técnica e comercial da SKA envolvidas no processo. 

A FortLine soma quase 30 anos de experiência no desenvolvimento de linhas completas para as mais variadas áreas de negócio, produzindo mobiliário para escritório de alta qualidade e soluções de design. Com mais de 30 mil m² de área fabril, a empresa possui uma das maiores e mais tecnológicas bases industriais moveleiras da América Latina. Máquinas de alta tecnologia e mais de 300 profissionais compõem um time com um só objetivo: contribuir para a sociedade fomentando uma cultura de espaços de trabalho cada vez mais criativos, versáteis e funcionais. 

Em 2019, a FortLine participou do SKA Connect. Já à época, a empresa buscava meios para evoluir e se manter competitiva no mercado. Dois anos depois, com as soluções já implantadas e tendo uma ampla utilização das ferramentas, a empresa afirma ter conquistado os seus objetivos – com a expectativa de aprender cada vez mais com o software e contando com a parceria de confiança adquirida com a SKA. 

Sem necessidade de prototipar 

Uma grande empresa possui grandes necessidades para entregar qualidade e confiança nos seus projetos. Com um portfólio de produtos composto por mais de 5 mil itens, a FortLine tinha em mãos inúmeros desafios. A customização de produtos era um deles, em que existia muito retrabalho para criar e replicar o design utilizado anteriormente. Com o uso da ferramenta CAD, esse processo é facilitado. 

Além disto, havia a necessidade de prototipar e produzir na prática alguns produtos, para aprovação e validação. Com o uso da ferramenta SOLIDWORKS, existe a visualização realística dos produtos sem a necessidade de fabricação prévia, o que diminui o retrabalho. 

A melhor ferramenta CAD do mercado 

Antes da utilização do SOLIDWORKS, a Engenharia da FortLine utilizava ferramentas variadas para realizar os desenhos CAD – geralmente em 2D. Tudo isso era lançado no ERP de forma manual, o que gerava a necessidade de uma grande equipe dedicada a este processo e, por consequência de falhas humanas inevitáveis, muito retrabalho. 

Como o SOLIDWORKS é uma ferramenta amplamente utilizada tanto no mercado de trabalho quanto em instituições de ensino, alguns dos engenheiros contratados pela empresa já estavam habituados à solução. Desta forma, sendo tão nítido os ganhos obtidos com o uso da ferramenta, aos poucos ela foi sendo amplamente utilizada pela Engenharia. 

Padronizar é necessário 

A aceitação foi rápida. Segundo o gerente de operações e produção da FortLine, André Campos, a equipe da SKA forneceu diversos treinamentos para que acontecesse uma padronização dos processos entre a equipe, considerando que cada engenheiro projetava à sua maneira. Para abastecer o PDM, tudo tinha que estar da mesma forma, para que todos tivessem acesso às informações de forma bem assertiva, e para que qualquer pessoa que pegasse o documento conseguisse ler de forma correta. 

Segundo o diretor industrial da FortLine, Antônio Ramos, o uso das ferramentas de forma integrada aumenta muito a produtividade da empresa, pois a informação está disponível de forma mais fácil. “O investimento em novas tecnologias garante maior assertividade; a gente erra menos, agiliza o processo, reduz o tempo de entrega e aumenta a praticidade para produzir. Projetar metalurgia no SOLIDWORKS é muito fácil. A ideia é não parar de investir. O principal para a empresa se manter competitiva é seguir investindo em tecnologia, e, hoje, os setores críticos da empresa contam com a SKA para seguirem evoluindo”, afirma. 

Para o futuro, o objetivo é amadurecer e ir se familiarizando com a ferramenta. O primeiro passo para isso é começar a ter volume de desenhos pelo integrador. Existem informações adicionais e muitas outras funcionalidades que ainda podem ser abordadas para que a FortLine possa tirar o melhor proveito da ferramenta. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui