domingo, 28 de abril, 2024
Início Feiras e Eventos SKA premia projetos na Mostratec 2022

SKA premia projetos na Mostratec 2022

0
Foto dos premiados no prêmio SKA da Mostratec.

Em mais um ano, a SKA esteve presente na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a Mostratec, feira realizada pela Fundação Liberato na FENAC, em Novo Hamburgo. O evento não ocorria de forma presencial desde 2019, devido à pandemia, que limitava a experiência dos expositores e dos visitantes. Justificando o título de maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, a Mostratec 2022 contou com mais de 600 projetos inscritos de oito países e participantes de 21 estados brasileiros.

Além de estar presente na mostra em diferentes ambientes, a SKA também participou da cerimônia de premiação com o Prêmio SKA de Inovação Tecnológica. Os projetos foram avaliados por uma comissão, que escolheu quais seriam os 3 projetos premiados nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica.

O objetivo do prêmio é reconhecer as melhores iniciativas relacionadas à inovação, tendo como requisitos de avaliação a sua apresentação, ideia, criatividade, solução inovadora, viabilidade e aderência ao mercado. Ao todo, foram avaliados 74 projetos.

A cerimônia de premiação da Mostratec 2022 ocorreu no dia 28 de outubro, no Teatro Feevale. Além de um Echodot e um kit SKA por aluno, todos os integrantes das equipes vencedoras ganharam cursos relacionados aos projetos apresentados. Quem realizou a entrega do prêmio aos estudantes foi a gerente de contas acadêmicas da SKA, Milena Beatriz, que faz parte do time exclusivamente voltado à área educacional (saiba mais sobre o time clicando aqui).

Para a gerente de contas acadêmicas da SKA, Milena Beatriz, “não basta apenas participar, estar aqui com os estudantes: o prêmio SKA e os materiais com que a gente presenteia os vencedores são uma forma de reconhecer que eles fazem a diferença, que o conhecimento e a busca pelo aprendizado sempre vão fazer a diferença”.

Confira os vencedores:

Engenharia Elétrica

Título do projeto: MITI – Monitoramento Inteligente de Transformadores Industriais

Área: Engenharia elétrica

Instituição: Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

Integrante(s) da equipe: Felipe Pacheco Weiler e Brucy Felipe de Oliveira.

Engenharia Eletrônica

Título do projeto: Volcano Waves, o futuro: design de garrafa eletrônica para auxílio na rotina de hidratação corporal

Instituição: QI Faculdade e Escola Técnica

Área: Engenharia e Materiais

Integrante(s) da equipe: Leandra Vitória dos Santos Castro

Engenharia Mecânica

Título do projeto: Construção de uma Impressora 3D a partir da Reutilização de Resíduos Eletrônicos

Área: Engenharia Mecânica

Instituição: Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt

Integrante(s) da equipe: Caetano Augusto Nunes e Tiago Augusto Salmoria.

A feira reúne jovens pesquisadores de trabalhos da educação infantil, de ensino fundamental e EJA e de ensino médio/técnico, contemplando projetos classificados por meio de feiras afiliadas e por processo de seleção.

Além de participar da premiação, a SKA também teve participação no Espaço Robótica, promovido pelo Liberato; no Demo Day StartupRS Start e no Espaço SEBRAE. Veja abaixo um resumo da nossa participação:

Espaço Robótica

O Espaço Robótica, promovido pela Fundação Liberato, é um local em que ocorrem competições de drones e robôs. Localizado logo na entrada do evento, a SKA preparou um espaço de descompressão, onde foi possível:

  • Conversar com alguns dos talentos que formam a SKA;
  • Cadastrar currículo em nosso banco de oportunidades;
  • Adquirir nossos pacotes de treinamento com descontos exclusivos;
  • Concorrer a brindes especiais.

Espaço SEBRAE

Localizado no segundo andar da feira, o espaço SEBRAE foi destinado a startups e jovens que desejem iniciar seu negócio. Lá, apresentamos nosso portfólio de soluções.

Desafio Demo Day StartupRS Start

Especialistas da SKA fizeram parte do time de avaliadores do desafio Demo Day. A iniciativa promove a participação de startups formadas por estudantes e egressos da Fundação Liberato premiadas no Desafio Impulso. Os integrantes apresentaram suas propostas de negócios na forma de pitch de quatro minutos, sendo avaliados por uma banca com diferentes representantes do ecossistema de inovação da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui