sábado, 20 de abril, 2024
Início Institucional SKA e Senac São Leopoldo promovem projeto de capacitação em tecnologia

SKA e Senac São Leopoldo promovem projeto de capacitação em tecnologia

0

Primeira edição do Code the future será voltada para a qualificação de mulheres no mercado de trabalho. 

São Leopoldo (RS), 15 de fevereiro de 2022 – “Codifique o futuro”. O projeto da SKA em parceria com o Senac São Leopoldo surge justamente com o intuito de preparar e inserir estudantes da área de Tecnologia da Informação (TI) no mercado de trabalho, preparando-as para os desafios. As inscrições para a primeira edição do projeto iniciaram no dia 14 de fevereiro e são voltadas exclusivamente para alunas do Ensino Médio Integrado ao Curso de Técnico em Informática para Internet do Senac. 

A primeira edição do projeto é destinada para estudantes que se identifiquem com o gênero feminino. A intenção com esse pré-requisito é aumentar a representatividade de mulheres no meio da tecnologia, promovendo, assim, trocas mais enriquecedoras entre os times. 

Proposta  

O Code the future consiste em um curso gratuito oferecido pela equipe de desenvolvimento da SKA, e traz como principal objetivo promover a conexão entre instituição de ensino e empresa para acelerar a formação de jovens talentos nas áreas de programação e desenvolvimento de software. Além da capacitação, as participantes do projeto têm a possibilidade de serem convidadas a integrar o time da SKA na modalidade de contratação de estágio. 

Além disto, o projeto visa capacitar estudantes no âmbito das tecnologias que mais possuem oportunidades em aberto, considerando a defasagem de mão de obra que o mercado de tecnologia enfrenta. A diretora do Senac São Leopoldo, Lianamar da Silveira Rosa, fala sobre este cenário: 

“Preparar nossos jovens para a atuação no mundo do trabalho estruturado em tecnologia é um dos maiores desafios contemporâneos. Um dos caminhos para isso é a quebra de paradigmas, como a ideia de que apenas alguns grupos de pessoas têm habilidade para atuar em TI. O projeto Code the future vai proporcionar que jovens meninas tenham uma experiência prática com a área e vai abrir portas para a inserção na empresa. Estamos felizes com esta parceria para mais um projeto inovador.” 

A ideia central do projeto é introduzir o conceito de indústria, suas problemáticas e as soluções propostas pela SKA neste âmbito. A partir disto, as estudantes devem desenvolver um projeto baseado no sistema de coleta MES (Manufacturing Execution System) aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, bem como utilizar ferramentas e linguagens de programação atuais. 

Mercado de trabalho 

A oportunidade de capacitação destas jovens vem como resposta ao cenário em que o Brasil se encontra de falta de mão de obra na área da tecnologia. Segundo o levantamento iMonitor IT, a previsão é de que o setor de TI cresça cerca de 20% neste ano. O único fator limitante para que esse avanço ocorra é justamente a falta de profissionais qualificados para preencher os cargos que surgirem. 

Segundo o CEO da SKA, Siegfried Koelln, “a SKA sempre se preocupou em ter uma boa relação com instituições de ensino, pois acreditamos que a educação é o principal alicerce para o futuro. Quem está em sala de aula hoje pode estar revolucionando o mundo amanhã, então é muito importante preparar e capacitar estes jovens”. 

Processo de seleção 

O curso possui 36 horas de duração, divididas entre encontros presenciais e mentorias remotas. As aulas ocorrerão no contraturno escolar das participantes, das 13h30 às 16h30, todas as terças-feiras, nas dependências do Senac São Leopoldo (Tecnosinos Padre Rick, salas 101 a 110, São Leopoldo/RS), de 22 de março a 26 de maio de 2022. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui