segunda-feira, 29 de abril, 2024
Início Artigos técnicos SIMULIA: Definindo contatos rapidamente utilizando o General Contact

SIMULIA: Definindo contatos rapidamente utilizando o General Contact

0
general contact no simulia

A simulação de uma montagem exige que o usuário defina o contato entre cada uma das peças, pois o software de simulação precisa saber qual o tipo de interação entre os componentes, por exemplo, uma união, um comportamento normal, um comportamento tangencial com ou sem atrito, entre outros tipos de interações. 

Portanto, precisaríamos configurar a interação de cada componente, ou seja, muitas das vezes essa etapa se torna a mais demorada para um usuário de ferramenta CAE. 

Entretanto, para reduzir o tempo dos usuários, o SIMULIA possui um recurso muito útil chamado de GENERAL CONTACT que identifica as superfícies e atribui contatos do tipo normal, ou tangencial, a componentes que interagem entre si. 

Alguns dos benefícios do General Contact

  • Permite definições muito simples de contato com poucas restrições nos tipos de superfícies envolvidas; 
  • Usa algoritmos de rastreamento sofisticados para garantir que as condições de contato adequadas sejam aplicadas de forma eficiente; 
  • Pode ser usado simultaneamente com o algoritmo de par de contato (ou seja, algumas interações podem ser modeladas com o algoritmo de contato geral, enquanto outras são modeladas com o algoritmo de par de contato); 
  • Por padrão, usa a formulação de contato superfície a superfície de deslizamento finito como a formulação de contato primária, complementada pelas formulações de contato borda a superfície, borda a borda e vértice à superfície. Você também pode especificar uma abordagem de rastreamento deslizante sobre partes ou todo o domínio de contato geral. 
  • O algoritmo do general contact oferece recursos para modelar contato superfície a superfície, contato borda a superfície, contato borda a borda e contato vértice à superfície com a abordagem padrão de rastreamento de deslizamento finito. 

Nesse vídeo demonstro para vocês uma aplicação simples, mas que deixa claro o poder e a capacidade do General Contact dentro da ferramenta SIMULIA.

Para saber mais sobre o SIMULIA e como a solução pode ser ideal para sua empresa, entre em contato pelo formulário abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui