sexta-feira, 26 de abril, 2024
Início Produtos SIMULIA Abaqus é a plataforma de projetos para engenharias mais avançadas e...

SIMULIA Abaqus é a plataforma de projetos para engenharias mais avançadas e otimizadas

0

É muito comum em aplicações industriais utilizarmos conexões ponto a ponto entre os componentes. Essas conexões podem ser na forma de soldas por pontos, parafusos, rebites ou outros tipos de mecanismos de fixação, por exemplo. Além disso, podem haver centenas dessas conexões em um grande modelo de sistema, como um automóvel ou fuselagem.

Desse modo, a ferramenta SIMULIA Abaqus possui uma ferramenta conhecida como Fastener, que cumpre esse papel e faz a conexão a partir de um raio de influência, conectando os vários nós que fazem parte dessa superfície.

Além disso, a conexão pode ser totalmente rígida ou permitir movimento relativo irrestrito nas direções locais do componente do conector. Você pode especificar o comportamento deformável usando uma definição de comportamento do conector que inclui os efeitos de elasticidade, amortecimento, plasticidade, dano e fricção. Sendo assim, é possível modelar o comportamento estrutural corretamente e até simular possíveis falhas desses conectores.

No vídeo abaixo, demonstramos como configurar o Fastener com comportamento rígido a partir de uma análise modal. Aproveitamos para mostrar, também, um exemplo de estrutura modelada utilizando Fastener com propriedades mecânicas que permitam sua deformação. Ficou curioso? Confira no vídeo! Esperamos que curta!

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro das novidades!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui