sexta-feira, 19 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Simulação do Fluxo de Fábrica e de Abastecimento

Simulação do Fluxo de Fábrica e de Abastecimento

0

Por Alexandre Mayer,
Comercial na SKA

Não é raro vincular, mesmo que de maneira implícita, o termo Manufatura Digital ou Gêmeo Digital a ambientes virtuais completos e complexos, com diversos operadores, máquinas, robôs e alimentadores de linha, atuando harmoniosamente, refletindo nitidamente uma linha de montagem de determinado produto.

Este exercício mental é válido, contudo, como vimos nos textos anteriores, a Manufatura Digital não está ligada apenas a cenários virtuais complexos, onde normalmente identificamos uma linha de montagem automotiva ou aeroespacial. A Manufatura Digital pode e deve ser utilizada para resolver as questões do dia a dia, sejam elas independentes como nas análises de acessibilidade e ergonomia ou na programação offline de robôs, como também nas simulações e análises completas, avaliando todo o ciclo produtivo, desde o abastecimento da matéria prima até a última operação de montagem ou embalagem do produto.

A Simulação do Fluxo de Fábrica e de Abastecimento, permite exatamente isso: analisar e simular o cenário produtivo em um contexto completo, levando em consideração desde os processos de alimentação de matéria prima na linha produtiva, seja por AGVs (Automated Guided Vehicle), empilhadeiras, carros de abastecimento ou manual através de operadores, passando pelos processos produtivos e finalizando na montagem final e na distribuição para o estoque de produtos acabados.

De maneira prática, o ambiente virtual que simulará o Fluxo de Fábrica e de Abastecimento pode ser construído sob duas óticas:

  • Considerando os recursos produtivos reais no ambiente 3D, transformando o ambiente virtual em uma cópia fiel do ambiente real;
  • Desconsiderando os recursos produtivos reais no ambiente 3D, utilizando componentes padrões e de bibliotecas.
Esta visão é extremamente importante sob a perspectiva de tempo investido na construção do modelo virtual, tendo em vista que o foco principal da simulação de fluxo de fábrica é a obtenção de informações estatísticas, oriundas a partir das simulações executadas no modelo, possibilitando:
  • Definir de maneira macro o conceito da produção;
  • Simular cenários produtivos puxados ou empurrados;
  • Identificar gargalos;
  • Analisar cenários alternativos, de acordo com o layout proposto;
  • Otimizar o transporte da matéria prima e de buffers; entre outros.
É comum encontrarmos na literatura a nomenclatura de Simulação de Eventos Discretos quando se referem a simulações de fluxo de abastecimento e de fábrica e é possível encontrar tecnologias específicas para tais análises, com viés exclusivamente estatístico e com pouco apelo pela qualidade 3D do modelo virtual. Porém, em um cenário de continuidade e transformação digital, faz todo o sentido a utilização de ambientes virtuais obtidos através de plataformas híbridas, que possibilitem a escolha da estratégia de projeto de acordo com a necessidade, gerando o Gêmeo Digital fiel ao real ou utilizando recursos padrões e de biblioteca. Neste ponto em específico não existe certo ou errado, existe a necessidade e como alcançá-la. Particularmente, prefiro um ambiente virtual idêntico ao real, mas em algumas situações o tempo para execução do projeto e o objetivo, não permitem um nível tão elevado nos detalhes de recursos e no ambiente sob a perspectiva 3D.

Desta forma, analisar isoladamente ou dentro de um cenário completo o fluxo de fábrica e de abastecimento é possível e o resultado trará diversos benefícios, independente da estratégica utilizada ou do segmento de produtos que está sendo simulado, sendo ela uma linha de montagem automotiva, aeroespacial, equipamentos, bens de consumo ou até de uma indústria alimentícia. A definição do fluxo de fábrica e de abastecimento, aliada a definição do melhor layout produtivo é universal, possibilitando a sua aplicação de maneira extremamente ampla com resultados práticos e rápidos, desde que a tecnologia utilizada permita tais iterações.

A SKA auxilia empresas a embarcarem no conceito da indústria 4.0, tornando seus processos mais otimizados, através de soluções líderes de mercado. Quer trazer esta inovação para sua empresa também? Fale conosco através do [email protected], ou preencha o formulário abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui