sexta-feira, 26 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Seu estoque de chapas e retalhos é gerenciado?

Seu estoque de chapas e retalhos é gerenciado?

0
Gerenciamento de retalhos

Quantas chapas foram consumidas? Quantos retalhos foram gerados? Desses retalhos, quantos foram consumidos? Quanta sucata foi gerada pelo processo de corte no último dia? Na última semana? No último ano?

Essas perguntas são recorrentes e, ao mesmo tempo, difíceis de serem respondidas com rapidez e exatidão, sem recorrer a inúmeras planilhas e levantamentos de estoque realizados em outros períodos, isso quando essa informação já foi coletada.

Em um ambiente fabril, em que a transformação de chapas de aço em peças ou produtos semiacabados ocorre constantemente, é comum que as sobras de chapas, que podem ser reaproveitadas, sejam armazenadas para posterior utilização. Essa prática, apesar de ser correta do ponto de vista de reaproveitamento de matéria prima – aqui a logística e armazenamento das chapas e retalhos não estão sendo consideradas e avaliadas – começa a gerar alguns problemas.

Imaginando que num processo de corte de chapas, a pessoa responsável pela programação CNC identifica que no estoque virtual, de chapas e retalhos (o Lantek faz o gerenciamento de chapas e retalhos de forma nativa), existem retalhos que podem ser utilizados, o que é algo positivo, pois os retalhos que estão estocados serão reaproveitados sem a necessidade de utilizar chapas novas, inteiras e consequentemente, o estoque de retalhos irá diminuir, facilitando seu gerenciamento.

Problema 01: Com a programação CNC finalizada o plano de corte é enviado para a fábrica para ser produzido. Em ambientes com baixo nível de controle de matéria prima, quando o retalho não é encontrado no estoque, um outro retalho é utilizado, o que impacta na gestão desses itens, ou no pior dos casos, uma chapa “nova” é utilizada. Essa situação é muito frequente e gera problemas no gerenciamento da matéria prima.

Problema 02: Com a divergência entre o planejado e o executado, ou seja, se uma chapa ou retalho incorreto são utilizados, o cálculo de aproveitamento e a sucata efetiva gerada no processo serão afetados, o que impacta diretamente na gestão dos recursos produtivos e na previsibilidade relacionada a Produzido x Sucata, o que distorcendo as informações relacionadas ao bloco K do SPED fiscal.

via GIPHY

A partir dos problemas listados acima, como controlar no PLANEJAMENTO do corte de chapas os retalhos são gerados e se esses retalhos são REUTILIZADOS em um novo aproveitamento de material?

Para essa demanda o SKA Reports for Lantek, solução SKA vinculada ao Lantek, é capaz de identificar a saúde da programação CNC, verificando as chapas utilizadas, retalhos gerados e reutilizados em novos nestings, índice do aproveitamento de material e, consequentemente, a sucata gerada, ainda na etapa de programação CNC, ou seja, no planejamento.

A etapa do planejamento do corte está gerenciada, mas agora, como controlar e entender se o que foi planejado, de fato, foi executado?

Para essa demanda a SKA conta com soluções MES, que através de uma comunicação nativa com o Lantek recebe toda a demanda de produção, incluindo a matéria prima/chapa a ser utilizada, controlando o PLANEJADO x REALIZADO. Uma dessas soluções é o SYNECO. Confira mais clicando aqui.

Para sabe mais, entre em contato!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui