sexta-feira, 29 de março, 2024
Início Artigos técnicos Saiba como parar de perder tempo criando seus projetos personalizados

Saiba como parar de perder tempo criando seus projetos personalizados

0
projetos personalizados
Paulo da Costa
Engenharia de Aplicações

Paulo da Costa
Engenharia de Aplicações

A cada dia que passa, oferecer projetos personalizados para seus clientes se torna um diferencial ainda maior frente aos concorrentes com projetos padrões. Isso está se tornando normal em projetos dos mais diferenciados segmentos, seja implementos rodoviários, equipamentos, máquinas, transportadores, plantas ETEs, móveis, entre outros.

O fato é que a forma de consumo vem se modificando e por muitas vezes algo padrão não atende à demanda do cliente e se faz necessário à personalização que corresponda a todos os requisitos. Se não oferecemos essa personalização, bye bye cliente!

Mas existe uma linha tênue entre tudo isso.

Sabemos que também precisamos focar em melhorias e inovações em nossos projetos, e se passamos a maior parte do tempo personalizando projetos que atendam a cada cliente, podemos nos ocupar demais nas personalizações e consequentemente faltar tempo para inovações.

E é nessa hora que entra o DriveWorks.

O DriveWorks é um configurador de produto que automatiza a criação de projetos personalizados. Ele atua diretamente nos arquivos SOLIDWORKS, fazendo com que todos os requisitos do cliente (respeitando as regras de negócio da empresa) sejam repassados aos modelos 3D, gerando assim o projeto de forma rápida.

Basicamente é criado um formulário com todas as personalizações que a empresa disponibiliza do projeto para o cliente, desde dimensional a especificações do produto, como você pode ver nas duas imagens abaixo:

Quem cria o layout e as possibilidades de personalização é a própria empresa e nele são colocados as regras de negócio. Por exemplo, eu não consigo fabricar uma esteira única de 8 metros, eu posso criar uma de 2×3 metros mais uma de 2 metros. Isso garante que todo projeto personalizado corresponda com os processos fabris da empresa, garantindo segurança na fabricação.

Após todas as especificações colocadas no formulários, basta executar o projeto. A partir deste momento, todos os dados são inseridos nos novos arquivos através de uma parametrização pré-estabelecida pela empresa. Peças, montagens e desenhos começam a ser criados com as novas medidas, e sim, seu projeto é elaborado por completo, sem necessitar de um retrabalho.

A depender do projeto, pode ser que que ele não seja 100% automatizado, mas 70% ou 80%, e isso já pode fazer uma diferença enorme na elaboração.

Além do projeto, o Driveworks pode criar documentos auxiliares, desde orçamentos, BOMs, templates de e-mails com as especificações que o cliente escolheu, entre outros.

De fato, o DriveWorks pode automatizar a elaboração dos projetos que são parecidos, porém personalizados, tendo mais aderência ao mercado. Isso combinado a automação de criação, economizando tempo de elaboração e convergindo em produtos com entrega mais rápida, mais assertivos e reduzindo os custos, liberando o tempo da sua engenharia para pensar em formas de agregar mais valor aos seus produtos.

Conheça mais sobre o DriveWorks preenchendo o formulário abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui