quinta-feira, 18 de abril, 2024
Início Webinar Reveja o webinar sobre PLM nas engenharias de alto desempenho

Reveja o webinar sobre PLM nas engenharias de alto desempenho

0

Na última quinta-feira, 24 de setembro, foi a vez dos especialistas de aplicação da SKA, Renan Rocha e Paulo Costa, apresentarem os benefícios e os primeiros passos para implantar o PLM nas engenharias de alto desempenho. Abaixo, destacamos o que tivemos de mais interessante no evento:

Sabemos que a implantação de uma solução PLM não acontece do dia para a noite. Uma PLM abrange muitas disciplinas dentro de uma empresa, e por mais que possuam soluções PLM Cloud, em que temos uma ferramenta pronta para uso e já pensada para as melhores práticas de mercado, existe um processo de adequação por parte da empresa e colaboradores para melhor aproveitamento de suas vantagens. 

Abordamos alguns conceitos que servem como base para se iniciar a implantação de um PLM, e como estamos falando da solução 3DEXPERIENCE, uma ferramenta completa e escalável, listamos quais os primeiros passos para iniciar os trabalhos no PLM nas engenharias de alto desempenho. 

Conectividade em nuvem 

Ter fácil acesso as informações e documentos de nossa empresa é de suma importância e, no atual cenário em que vivemos em que o trabalho remoto se faz necessário, essa conectividade se tornou imprescindível. Como mostrado, a plataforma 3DEXPERIENCE é perfeitamente compatível com essa necessidade, justamente por utilizar os benefícios de uma solução em nuvem. O acesso aos dados é garantido através de qualquer dispositivo com navegador e acesso à internet. E o mais importante, além de acessar aos arquivos, podemos colaborar diretamente com os processos. 

Colaboração entre departamentos 

E aproveitando o assunto de conectividade com as informações, podemos explorar algo além, como a conectividade com os colaboradores de diferentes departamentos. Como vimos, podemos utilizar informações do pessoal de Marketing para que as decisões de engenharia sejam mais precisas e focadas nas expectativas dos clientes. Outro ponto importante, é a capacidade de troca de ideias entre colaboradores em comunidades específicas, garantindo assim a plena comunicação entre pessoas. 

Gestão de projetos e tarefas conectada a engenharia 

Não existe uma solução PLM sem, embaixo dela, ter englobado a gestão dos projetos. É extremamente importante realizar a gestão dos projetos. Ter controle das etapas, tarefas, competências, prazos etc., que englobam todos os processos até a entrega dos projetos aos clientes. Mas muita mais que isso, a plataforma 3DEXPERIENCE oferece uma solução para gestão de projetos conectada à engenharia, que permite que o projetista, dentro da sua ferramenta CAD, consulte informações das tarefas e arquivos correspondentes a um determinado trabalho, e mesmo após a conclusão da tarefa atribuída a ele, dentro do próprio CAD, concluir a tarefa. Assim, os responsáveis pelos próximos passos são notificados e passam a ter acesso a todas as alterações diretamente na nuvem e em tempo real. 

Gestão de dados e documento de projeto 

A base de uma solução PLM é a sua capacidade de gerenciar os documentos de engenharia. Sabemos que um departamento de projetos manipula muitos documentos no dia a dia, tais como arquivos 3D, detalhamentos, normas e pdfs e que a tentativa de gerenciar estes documentos se torna uma tarefa árdua quando não utilizamos uma ferramenta específica para isso. Diante deste cenário, a plataforma se encaixa muito bem para as empresas que buscam soluções para organizar seus documentos e padronizar seus processos e, através dos recursos apresentados como gerenciar revisões, fluxo de aprovação e pesquisa de informações, as empresas podem se beneficiar deste início da transformação digital. 

Podemos concluir que utilizar soluções em nuvem como a plataforma 3DEXPERIENCE nos permitem: 

  • Aumentar colaboração entre setores e reduzir erros e retrabalhos. Consequentemente, aumentar produtividade e reduzir custos; 
  • Otimizar, inovar e garantir qualidade através de processos inteligentes e alinhados com os conceitos da Indústria 4.0; 
  • Garantir organização e processo padronizado com informações sempre atualizadas e sempre disponíveis.

Tudo isso, com segurança. Quer saber mais a respeito do PLM nas engenharias de alto desempenho? Assista o webinar ou deixe suas dúvidas no formulário abaixo do vídeo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui