sexta-feira, 26 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Recriando movimentos realistas no SOLIDWORKS por meio de posicionamentos

Recriando movimentos realistas no SOLIDWORKS por meio de posicionamentos

0

Por Rafael Cardoso, da Engenharia de aplicações da SKA

Ao se aprofundar no estudo de posicionamentos mais avançados do SOLIDWORKS, aprendemos a utilizar posicionamentos mecânicos, uma ferramenta que permite criar posicionamentos de movimento que imitam a realidade.

Muitos de nós já nos pegamos tentando recriar desafios e problemas cotidianos no SOLIDWORKS, e, com esta ferramenta, isto se torna possível. Para o nosso estudo, utilizaremos esta simples esteira que você viu na foto acima, que é acionada através de uma alavanca. Vamos criar posicionamentos que tornem a movimentação realista.

Vem comigo!

Poderíamos utilizar este modelo para vários estudos diferentes, mas, por hora, vamos nos concentrar em recriar uma movimentação realista dele.

Os posicionamentos utilizados aqui estão disponíveis em todos os pacotes SOLIDWORKS e são recursos padrão do ambiente de montagem – eles só acabam não sendo tão bem conhecidos por saírem um pouco do básico.

O primeiro posicionamento realizado neste modelo foi o de correia, conforme mostra a imagem abaixo. Ele garantiu que, quando uma polia fosse rotacionada, a outra a acompanhasse, permitindo, assim, o movimento da esteira como um todo.

via GIPHY

Em seguida, foi criado um posicionamento de engrenagem, fazendo com que toda vez que a alavanca se movimentasse o cilindro acompanhasse a rotação, permitindo, assim controlar a esteira através da alavanca.

via GIPHY

Por fim, utilizamos um posicionamento de cremalheira para movimentar nossa caixa ao longo da esteira sempre que ela fosse movimentada, conseguindo, assim, recriar o movimento completo sem problemas.

via GIPHY

As ferramentas apresentadas aqui podem ser úteis para simular e identificar questões inesperadas, problemas e possíveis melhorias na movimentação e funcionamento de seus equipamentos

Virtualizar estes movimentos nos mostra como o SOLIDWORKS é uma ferramenta incrível para prototipagem digital, te colocando um passo à frente da concorrência e podem ser muito divertidas de serem criadas!

Repare que nenhuma função do SOLIDWORKS Motion ou timeline foi criada. Utilizando apenas as funções de posicionamento avançadas, conseguimos recriar o movimento esperado da esteira. E você? Tem alguma máquina que gostaria de simular os movimentos e ver funcionando plenamente? Entre em contato com a gente pelo [email protected] e vamos conversar! Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui