quinta-feira, 28 de março, 2024
Início Artigos técnicos Reaproveitamento de projetos legados CAD para o SOLIDWORKS Electrical

Reaproveitamento de projetos legados CAD para o SOLIDWORKS Electrical

0
Reaproveitamento de legado CAD

Fábio Saul Lima
Área de Tecnologia | SKA

O desafio de automatização de uma engenharia é sempre o grande desejo de todo gestor, coordenador ou usuário de software de projetos, pois o tempo que temos hoje com a concepção, o desenvolvimento e a produção de um produto é cada vez mais curto. Isso se deve pela alta exigência do mercado e a demanda cada vez mais alta dos produtos.

Quando uma empresa toma a importante decisão de adotar uma ferramenta de engenharia de alto desempenho, com os ganhos sabidos e os benefícios claros para os novos projetos que estão por vir, a pergunta que sempre é feita é “E os nossos projetos atuais desenvolvidos em DWG, como ficam?”

Olhar para o futuro sem trazer o legado junto é, quase sempre, impossível, uma vez que sempre nos vemos tendo que buscar e modificar projetos já consolidados e entregues, principalmente falando em engenharia elétrica. Então como podemos seguir para o benefício da automação de projeto, com nosso legado garantido? Esta pergunta é sempre muito recorrente dentro das engenharia elétricas e nós vamos falar sobre isso agora!

O DWG é um formato de arquivo que se tornou um padrão dentro da indústria, principalmente elétrica, onde o CAD era a única realidade por vários anos (e ainda é hoje, em sua maioria). As ferramentas hoje dispõem de recursos para trazer estes arquivos para duas plataformas e fazer a transição, digamos, muito mais tranquila.

O SOLIDWORKS Electrical possui uma ótima ferramenta para reaproveitamento dos projetos DWG que a empresa possui, e de uma maneira muito inteligente.

Dentro da opção Exportar/Importar existe o recurso de “Importar arquivo DWG”, que realiza esta tarefa com extrema maestria. O fato de poder trazer estas informações para dentro da plataforma do Electrical agiliza muito o tempo de migração e o desenvolvimento de produtos que já foram padronizados pela empresa.

Dentro da ferramenta é possível, inclusive, definirmos um Template que nos ajude a migrar dados de atributos e propriedades, convertendo estas para os padrões que o SOLIDWORKS Electrical necessita para trabalhar com aquelas informações, de forma inteligente.

A partir daí é possível gerenciar os dados das folhas e os parâmetros que vamos importar para dentro do novo projeto. Isso se torna fácil com o gerenciador de tipos de arquivos a importar.

E após isso, com o mapeamento automático dos símbolos e formulários feito pelo Electrical, podemos atribuir símbolos de nossa biblioteca a blocos do projeto CAD, criar os novos blocos que serão gerados dentro da biblioteca do SOLIDWORKS Electrical e trazer o projeto final de forma completa e automática para o software.

E, por fim, podemos criar um padrão de arquivo-base de importação DWG para que possamos repetir em outros projetos legados que temos em nossa empresa, já com estes parâmetros previamente definidos, automatizando ao máximo o reaproveitamento dos projetos CAD para dentro da plataforma do SOLIDWORKS Electrical.

A qualidade do reaproveitamento das informações é fundamental para que todo o legado existente na empresa não seja perdido e sim, aproveitado.

Quer saber como a SKA pode ter ajudar a otimizar seus processos na sua empresa? Entre em contato pelo formulário abaixo e vamos conversar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui