quinta-feira, 25 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Qual é o papel da impressão 3D na manufatura enxuta?

Qual é o papel da impressão 3D na manufatura enxuta?

0

* Artigo retirado do blog da Markforged 

Na sua essência, a manufatura enxuta se concentra na redução de desperdícios em todo o sistema de manufatura. À medida que a tecnologia evolui, vemos mais oportunidades para otimizar o processo de fabricação. Essas linhas de produção mais avançadas têm maior flexibilidade e são mais reativas às mudanças na demanda. A impressão 3D apresenta uma série de novos caminhos e ferramentas para os engenheiros simplificarem o design, a fabricação e o armazenamento de peças. 

O que é manufatura enxuta? 

Do inglês Lean Manufacturing, a manufatura enxuta é uma escola de pensamento focada em melhorar a eficiência por meio da redução de resíduos. Existem muitas metodologias semelhantes de melhoria de processos, como o Six Sigma, mas elas podem colocar um foco maior na melhoria de outras áreas do processo de fabricação. Por exemplo, o Six Sigma contém muitas das mesmas técnicas e métodos para identificar áreas de melhoria, mas com o foco de reduzir os desvios das especificações do produto. Basicamente, melhorando a eficiência por meio de uma saída de processo mais precisa. A manufatura enxuta difere na medida em que se concentra na redução de gargalos e na melhoria da logística da manufatura. 

Desde a criação da primeira linha de manufatura, o conceito de manufatura enxuta foi desenvolvido e refinado à medida que as ferramentas disponíveis foram se expandindo. Em geral, a maioria das técnicas da manufatura enxuta se concentra em condensar cada etapa do processo em pedaços gerenciáveis e inspecionáveis.  

Como a impressão 3D simplifica o processo? 

A impressão 3D aproveita a natureza dos sistemas de manufatura ciberfísica e as técnicas de manufatura aditiva para reduzir drasticamente a quantidade de desperdício que uma linha de produção produz. Como um processo aditivo, a impressão 3D permite uma maior redução nas quantidades de material usado e projetos mais complexos, mais adaptados às suas necessidades. Do ponto de vista logístico, um inventário digital tem um grande impacto, aproximando-se de um sistema de fabricação “just-in-time”, reduzindo a quantidade de tempo necessária para obter uma peça de uma linha de produção. 

Algumas outras áreas importantes em que a impressão 3D desempenha um papel na redução de desperdício: 

Pouco ou nenhum custo de ferramentas ao alternar entre peças. 

Não é necessário criar novos conjuntos de fixação ao criar uma nova peça em uma impressora 3D. Além disso, não há necessidade de manter um inventário desses equipamentos. 

Redução da complexidade da peça 

A impressão 3D é capaz de criar geometria complexa que é impossível com técnicas subtrativas, onde se exige várias peças e montagens.  

Prototipagem mais rápida durante P&D 

O tempo para receber e testar um protótipo pode ser uma fonte significativa de desperdício. 

Este é apenas o começo de como as empresas podem usar a impressão 3D na manufatura enxuta. Acesse a página da Markforged e descubra como eles podem impactar nos seus negócios. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui