sexta-feira, 26 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Aftermarket: o que é e por que a Manufatura Aditiva é uma...

Aftermarket: o que é e por que a Manufatura Aditiva é uma resposta rápida e efetiva para os seus desafios

0
peças impressas com a tecnologia MJF

Por Micael Mota

O aftermarket, como o próprio nome diz, é o “mercado de reposição”. É um dos principais pontos no marketing de relacionamento entre fornecedor e consumidor, onde o fornecimento pós-venda é peça essencial para a fidelização e harmonia nessas relações.

Dentro desse contexto, existe uma serie de legislações de acordo com a área de atuação e o tipo de produto em questão. Nesse sentido, o período de fornecimento pode variar mas, em alguns mercados, pode chegar em até 10 anos de prazo mínimo de fornecimento. Em outras palavras, é necessário produzir de acordo com o que o mercado demanda, mesmo se estivermos falando de peças que já não estão mais em “linha”.

Então, é preciso manter um molde de injeção por todo esse tempo para o suprimento dessa necessidade? A resposta é simples: se você tem a Manufatura Aditiva no seu processo, não.

A produção por demanda é um ponto muito forte da Manufatura Aditiva, o que elimina a necessidade de setup, manutenção e estocagem de molde, por exemplo. Isso, principalmente, se falarmos de tecnologias como a MJF (Multi Jet Fusion) da HP, tecnologia que entrega peças com qualidade, repetibilidade e características de peças injetadas, como a estanqueidade e a isotropia.

Exemplos de peças impressas com a tecnologia HP MJF

Além disso, a produção de peças é feita por “lotes” (imagem abaixo), ou seja, traz a possibilidade de produção de dezenas, até mesmo centenas de peças, iguais ou diferentes, em um único ciclo de impressão e em poucas horas. 

Usando impressoras 3D e um sistema de gerenciamento baseado em nuvem, portanto, você pode projetar e fabricar peças onde quer que haja uma impressora. É possível gerenciar seu inventário sem estoques cheios de peças de reposição, imprimindo peças de reposição no local e sob demanda. 

Se interessou e quer saber mais sobre como a manufatura aditiva pode agregar valor à sua empresa? Conheça nossas soluções da Markforged e da HP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui