quarta-feira, 24 de abril, 2024
Início Produtos Projeto de componentes envolvendo misturas: um exemplo de aplicação DEM

Projeto de componentes envolvendo misturas: um exemplo de aplicação DEM

0

No post de hoje, vamos exemplificar a análise de um misturador de grãos, composto de dois sem-fins girando em rotações opostas. Descubra como o projetista pode prever futuros pontos de concentração de mistura no projeto final.

Neste exemplo, grifa-se a possibilidade de usar o DEM (Método dos Elementos Discretos) para a simulação de um misturador em funcionamento. Com a Interface DEM desenvolvida pela equipe da SKA através do software SIMULIA Abaqus, é possível perceber como é simples executar esse tipo de análise. Em poucos minutos, já se tem a simulação pronta para ser executada. Confira no vídeo abaixo:

O projetista pode usar os resultados para determinar pontos de concentração de massa (como mostrado no vídeo) e propor melhorias geométricas para o modelo. Além disso, os resultados fornecem o tempo necessário para se alcançar a mistura completa – o que é uma informação de suma importância.

Esse dado pode servir como variável de controle para a otimização de um projeto, principalmente em processos sequenciais que dependem dessa mistura. Neste exemplo em questão, cerca de 20 segundos foram suficientes. Porém, nota-se que a mistura ficou muito pouca homogênea nas bordas, além de sofrer um acúmulo grande de material.

Em suma, o cenário simulado destacou dois pontos a serem melhorados: concentração e homogeneidade nas bordas. Logo, a simulação cumpriu seu objetivo: apoiar o engenheiro a tomar as decisões corretas na concepção do produto e diminuir o número de protótipos até que se chegue na configuração desejada. Em cenários envolvendo partículas, granulados e particulados, como no exemplo do vídeo, o uso do DEM é especialmente importante, pois é a única abordagem capaz de simular esse tipo de física.

Quer ficar por dentro das novidades? Cadastre-se no formulário abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui