sábado, 20 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Programação offline de robôs

Programação offline de robôs

0

 

Por Alexandre Mayer,
Comercial na SKA

 

 

É bastante comum relacionarmos o movimento 4.0 que está ocorrendo no ambiente industrial com a automatização de processos e atividades, criando um vínculo muito forte com a robotização e os ganhos que a adoção de uma célula robótica pode trazer para determinada atividade fim. 

Esta percepção está correta, muito embora ainda existam uma série de atividades que não podem ser executadas automaticamente e que dependam obrigatoriamente da ação humana para a sua execução. Mesmo quando utilizamos uma célula robótica para executar determinada tarefa, é preciso que um programador faça a sua respectiva programação, definindo por exemplo ângulos de entrada e saída, caminho a ser percorrido e velocidade de execução. Deste modo a ação humana não é necessária para executar a atividade fim, que será feita pelo robô, mas para prepará-lo e programá-lo de maneira correta, de acordo com a atividade a ser executada. 

Basicamente, existem dois caminhos para a programação de uma célula robótica: 

Programação Manual, utilizando o controle e os comandos existentes junto ao robô, com o conceito de tentativa e erro, até definir a programação ideal; 

Programação Offline, através de um ambiente virtual que interprete os parâmetros definidos pelo programador, convertendo-os para a linguagem específica do robô, validando toda a programação no ambiente virtual, antes de enviá-la para o ambiente real. 

Assim como as disciplinas abordadas nos textos passados, a Programação Offline de Robôs também faz parte da Manufatura Digital, podendo utilizar o ambiente virtual já definido a partir do Planejamento do Processo ou a partir de um ambiente exclusivo para definição da programação a ser executada pelo robô. 

Este é um contexto extremamente importante e que precisa ser detalhado: a grande maioria dos fabricantes de robôs possui tecnologia própria para programação offline, porém a comunicação é única com cada robô e a integração com o restante da linha produtiva é nula. 

Quando analisamos e executamos a Programação Offline de Robôs em um ambiente estruturado a partir do planejamento do processo, é possível definir a programação de acordo com outros recursos existentes na linha produtiva, tais como operações antecessoras ou predecessoras, operadores, dispositivos, acessórios etc. Além disso é possível integrar interfaces de I/OS para acionamento de recursos interligados com a programação do robô em si. 

Atualmente, plataformas tecnológicas possuem bibliotecas variadas de robôs, facilitando a adoção da tecnologia em corporações que possuam em sua estrutura fabril robôs de diversos fabricantes, possibilitando a utilização de uma única tecnologia para programação de diversos modelos e fabricantes de robôs. Este é um grande benefício, tendo em vista a utilização de tecnologias específicas de cada fabricante: ao imaginar uma indústria que possui robôs de fabricantes distintos, o programador deverá ter conhecimento da tecnologia de programação de cada robô ou utilizar uma plataforma que permita esta programação independente do fabricante. 

Além da possibilidade de programação em múltiplos fabricantes, a Programação Offline de Robôs permite visualização antecipada do layout produtivo, relacionamento com todos os recursos produtivos existentes no parque fabril, verificação do envelope de acessibilidade do robô, detecção de colisões, definição da melhor rota de execução, entre outros. 

Não restam dúvidas acerca dos ganhos produtivos na adoção de células robotizadas dentro do ambiente industrial, porém esses benefícios podem ser maximizados a partir da utilização da Manufatura Digital para Programação Offline de Robôs, definindo não só os parâmetros exatos do robô, mas também toda a célula que suportará a integração na linha produtiva. 

A SKA auxilia empresas a embarcarem no conceito da indústria 4.0, tornando seus processos mais otimizados, através de soluções líderes de mercado. Quer trazer esta inovação para sua empresa também? Fale conosco através do [email protected], ou preencha o formulário abaixo: 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui