sábado, 27 de abril, 2024
Início Artigos técnicos Principais fatores relacionados ao desenvolvimento da manufatura aditiva no Brasil

Principais fatores relacionados ao desenvolvimento da manufatura aditiva no Brasil

0
Imagem de um homem operando uma máquina de impressão 3D, com um telão à sua frente.

Por Jardel Deckman

Nos dias atuais, podemos dizer com grande segurança que praticamente todas as pessoas que atuam no mercado industrial já ouviram falar da manufatura aditiva. Mas é muito provável que a maioria delas conhece esta tecnologia pelo seu nome mais popular: impressão 3D.

Independente do nome pelo qual você a conheça, a verdade é que estamos falando de uma tecnologia que, já há algum tempo, deixou de ser apenas uma possibilidade de aplicação em produtos de alta qualidade e desempenho funcional.

Entretanto, por mais conhecida que a manufatura aditiva seja hoje, ainda existem alguns pontos em que a propagação do conhecimento sobre o assunto e a adoção desta modalidade de fabricação acabam esbarrando. Hoje, vamos abordar alguns dos fatores que podem ajudar a alavancar a manufatura aditiva no Brasil. Vamos lá!

1. Conhecimento sobre a manufatura aditiva atual

Mesmo que hoje grande parte das pessoas que trabalham na indústria já conheçam a manufatura aditiva, a esmagadora maioria só tem uma ideia superficial da tecnologia. O primeiro contato da manufatura aditiva com o Brasil aconteceu há apenas alguns anos, sendo que a tecnologia que tínhamos até o momento era de máquinas que entregavam qualidade e materiais abaixo do exigido, tanto para produtos finais quanto para aplicações na indústria.

Podemos utilizar como exemplo de evolução tecnológica os equipamentos que a SKA representa no Brasil: Markforged e HP. Devido ao fato de poucas pessoas terem o conhecimento do estado da arte atual da manufatura aditiva é que seu uso ainda não é amplamente difundido. Hoje, por exemplo, a manufatura aditiva deixou de ser voltada apenas para a produção de protótipos, passando a ser utilizada para peças de uso final.

Um exemplo disso são os materiais que passaram a ser utilizados ao longo do tempo. A Markforged, por exemplo, imprime peças em compósito (formado por nylon + partículas de carbono), podendo ser reforçadas internamente com fibras contínuas de carbono, vidro ou kevlar.

Outro exemplo são as peças com qualidade de injetadas, estanques, conjuntos montado com articulações funcionais e a produção em larga escala que permitem as máquinas da HP.

2. Receio do “novo”

A manufatura subtrativa (também conhecida como usinagem) é uma tecnologia totalmente dominante no cenário atual da indústria mundial, pois se passaram boas décadas para que processos e equipamentos passassem por um amadurecimento.

É importante salientar que a manufatura aditiva não veio para substituir os métodos tradicionais; pelo contrário, ela veio para apoiar os processos já existentes e, em alguns casos, servir como solução quando os métodos tradicionais não atenderem às demandas por alguma limitação.

Dessa forma, não há necessidade de que a indústria brasileira tenha medo ou receio da manufatura aditiva, sendo que nós da SKA, baseados no nosso dia a dia junto aos clientes que aderiram a esta metodologia, podemos afirmar com propriedade que os benefícios de usar uma matriz de manufatura mista pode trazer benefícios realmente significativos aos produtos e processos dos mais diversos setores industriais.

3. Confiabilidade nos materiais e qualidade superficial

Como eu já havia citado parcialmente, os produtos obtidos por manufatura aditiva há alguns anos realmente ficavam devendo no quesito qualidade superficial e resistência mecânica, por esse motivo a prototipagem rápida acabava por ser a única aplicação interessante da manufatura aditiva.

Também comentei anteriormente que nós da SKA trabalhamos com tecnologias totalmente funcionais, aplicáveis tanto como produto final quanto para criação de dispositivos robustos de auxílio à produção. Vamos observar alguns dados sobre as duas tecnologias:

Markforged

Como podemos ver na imagem acima, uma peça impressa com Onyx utilizando fibra de carbono como reforço interno pode atingir uma resistência à flexão mais elevada do que a do alumínio 6061, bem como obter uma precisão de 0,05mm. Dessa forma, podemos utilizar esse tipo de produto como solução na linha de produção, fabricando gabaritos, suportes, garras de fixação entre outros.

HP Multi Jet Fusion

Com a solução da HP, podemos obter peças com propriedades de peças injetadas, estanques e isotrópicas, com uma precisão dimensional de 0,08mm. Estamos nos referindo a uma produção de lotes de peças, podendo ser fabricados diversos modelos diferentes ao mesmo tempo, utilizando polímeros já conhecidos do mercado, como PA12, PA11, PP, entre outros. As possibilidades ainda vão além disso, pois nesse tipo de solução podemos imprimir montagens com movimentos funcionais, eliminando uma etapa do processo produtivo de uma indústria padrão.

Nós da SKA temos como missão auxiliar a indústria no fornecimento de soluções produtivas e tecnológicas, dessa forma não poderíamos estar mais orgulhosos de ver como a manufatura aditiva já vem atuando de forma bastante eficiente no desenvolvimento de produtos e agilizando o processo produtivo de diversos clientes que aderiram a esta tecnologia como parte do processo do seu arsenal de soluções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui